Sem festa de inauguração, sem alarde. É assim que o empresário responsável pela retomada da linha de transporte marítimo entre Joinville e São Francisco do Sul pretende começar os trabalhos, na semana que vem. Mas a data do primeiro passeio turístico, por enquanto, é incerta.

Continua depois da publicidade

O motivo para a discrição inicial, diz Pablo Balbis, dono da Marinebus, são as adequações necessárias no ponto de embarque no Centro Histórico de São Chico, onde vão ficar as embarcações. Conforme o empresário, uma das duas rampas de embarque ainda passará por reforma.

-O início não vai ser aquilo que esperamos. Embora não exista risco aos usuários, não é a situação ideal. Só depois, com as adequações prontas, vamos começar um programa de mídia e divulgar o transporte-, justifica.

Segundo o empresário, as viagens com a primeira embarcação da Marinebus, que tem capacidade para 47 passageiros, vão começar experimentalmente – outro barco é preparado para fazer a mesma linha.

Continua depois da publicidade

Ainda não se sabe, por exemplo, a demanda de passageiros para cada turno. Mas, nos primeiros passeios, a saída de São Francisco do Sul será às 6h30, com destino ao parque Porta do Mar, no Espinheiros, em Joinville.

A volta de Joinville para São Francisco do Sul é planejada para ocorrer em seguida, às 7h15. O plano, diz Pablo Balbis, é fazer seis idas e seis voltas diárias. Cada saída custará R$ 12,00 por passageiro e a venda dos bilhetes será realizada na própria embarcação.

Por enquanto, o antigo terminal que servia ao JetBus, às margens do rio Cachoeira, perto do Mercado Municipal de Joinville, segue desativado. O projeto da Marinebus é montar uma sede da empresa na rua daquele terminal e promover a venda ingressos no lugar. Já a navegação no rio Cachoeira é inviável porque o rio está assoreado e não há garantia de profundidade para as embarcações.

Continua depois da publicidade