Esta quarta-feira é o dia D para que detalhes da retomada do transporte marítimo de passageiros entre Joinville e São Francisco do Sul sejam anunciados pela empresa Marinebus, Transporte Marítimo e Fluvial, autorizada pelo Deter para explorar a linha que sai do Espinheiros e vai até o terminal do Centro Histórico de São Francisco do Sul, passando pela Vila da Glória.
Continua depois da publicidade
Um dos entraves que atrasou a navegação da Marinebus nas águas da Baía da Babitonga era a falta de uma boia de sinalização da hidrovia. O equipamento havia sido furtado, mas já foi reposto após novo processo de compra.
O prazo para exploração dos serviços é de cinco anos, a partir do início das operações, e poderá ser prorrogado por mais cinco.
O dono da empresa, Pablo Balbis, estará em Joinville para divulgar o calendário de operações do novo empreendimento, além de horários e valores. Como todas as autorizações foram garantidas à Marinebus, a expectativa é de que as embarcações façam o trajeto já nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
– Está tudo garantido para que as embarcações caiam na água. Faltam apenas detalhes a serem decididos pela empresa – diz Raulino Esbiteskoski, presidente da Fundação Turística de Joinville.
O serviço oferecido pela Marinebus é uma espécie de versão repaginada do antigo Jetbus, que chegou a operar em 2009, mas não vingou. Desta vez, o rio Cachoeira não estará na rota dos barcos, evitando as mesmas dificuldades que haviam por causa do assoreamento do rio.
Será no trapiche do parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros, o ponto de chegada e partida das linhas percorridas por duas embarcações. Cada barco tem capacidade para 60 lugares. Outra embarcação será mobilizada apenas para a limpeza da baía, minimizando vestígios de entulho, lixo e lodo que impeçam a navegação.
Continua depois da publicidade
O terminal de embarque usado no antigo Jetbus, perto do Mercado Municipal, será adaptado para a venda de passagens integradas – quem comprar o bilhete para o Marinebus poderá seguir de ônibus até o trapiche no Porta do Mar.