Esta quarta-feira, 30 de outubro, marca o aniversário de 75 anos da transmissão do programa de rádio mais citado do planeta. Levada ao ar por Orson Welles, nos Estados Unidos, a dramatização radiofônica de A Guerra dos Mundos chegou a provocar pânico na audiência por seu realismo. Foi um dos programas de rádio semanais do Mercury Theatre capitaneados por Welles que, por razões publicitárias, também era anunciado como o autor dos textos.
Continua depois da publicidade
Ele escreveu alguns dos roteiros no início dos programas, mas segundo a crítica e pesquisadora de cinema Pauline Kael (1919-2001), no seu livro Criando Kane e Outros Ensaios (Editora Record, 2000), na época da transmissão, Welles não escrevia nada. “Andava tão atarefado com suas várias outras atividades que, tampouco, nem sempre dirigia pessoalmente os ensaios – quem o fazia era William Alland ou Richard Wilson, ou um dos outros auxiliares do Mercury. Contudo, quando a transmissão marciana se tornou famosa, Welles pareceu esquecer que fora Howard Koch quem a escrevera”. Koch, mais tarde, em 1942, tornou-se conhecido quando ganhou um Oscar por sua participação no roteiro do antológico filme Casablanca.
Nos comentários sobre a histórica transmissão que completa 75 anos nesta quarta-feira nem sempre é citado o autor da história original, o escritor britânico Herbert George Wells (1866-1946), conhecido como H. G. Wells que pode ser considerado um dos precursores da moderna ficção científica.
Além de A Guerra dos Mundos, Wells é autor de O Homem Invisível, A Ilha do Dr. Moreau e A Máquina do Tempo, entre outros de natureza fantástica. Ele escreveu também romances de natureza não fantástica. Todos sempre muito bem recebidos pelo público e pela crítica. Socialista, utópico, chegou a elogiar o regime soviético, mas acabou desiludido e arrependido após visitar a Rússia governada por Stálin. Em algumas de suas obras, o escritor antecipou eventos como a Guerra Fria e a bomba atômica.
Há exatos 75 anos, a dramatização radiofônica do livro mais conhecido de Wells, comandada por Orson Welles, colocou os ouvintes norte-americanos em polvorosa. Alunos do curso de Jornalismo da UFSC, coordenados pelo professor Eduardo Meditsch, levam ao ar nesta quarta-feira, a partir das 18h , pela Rádio Udesc FM, uma versão do programa. Vale conferir.
Continua depois da publicidade