‘Passar a tradição de pai para filho’, foi com esse espírito que muitas famílias joinvilenses compareceram à Avenida Beira-Rio neste 7 de Setembro para acompanhar o desfile militar cívico no município.

Continua depois da publicidade

O ato simbólico relembrou a data da Independência do Brasil, em 1822, e contou com a participação de cerca de três mil componentes, que reuniu integrantes de entidades representativas, militares e educacionais joinvilenses. Ao todo, cerca de 20 mil pessoas acompanharam as apresentações.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Confira o que abre e o que fecha em Joinville neste feriado

Embaixo de um guarda-chuva para se esconder do sol, o joinvilense Marcos de Carvalho acompanhou o desfile junto da mulher Francielle e do filho Miguel, de três anos. A motivação em levantar cedo e ir até a avenida foi recordar a época em que desfilava no dia da Independência e passar para o filho a importância da data.

Continua depois da publicidade

— Assistir ao desfile trouxe uma recordação da infância porque eu participei muito quando era pequeno e queria passar para o meu filho esse momento, para que ele aprenda desde pequeno também a civilidade e o amor à pátria, além de ser um momento de confraternização, disse.

Participar da cerimônia também é tradição antiga para a família de Rafael Woehl e Jocilene Silva dos Santos. Acostumados a levarem os três filhos à Beira-Rio, a família acompanhou nesta quinta-feira o primeiro desfile de uma das filhas, Pâmela, pela escola estadual Arnaldo Moreira Douat.

— Hoje acordamos cedo e chegamos às 7h30 para garantir um bom lugar, eu participo desde pequeno, mas hoje é especial porque a nossa pequena está desfilando pela escola — afirmou o pai, orgulhoso enquanto ainda aguardava a passagem dela pela avenida.

Tradição para alguns, novidade para outros. Moradores do Paranaguamirim, o casal Jairo Claudio Clara e Vanessa da Luz assistiu ao ato pela primeira vez junto de familiares, também motivados em acompanhar o filho. Nicolas Vinicius, de sete anos, desfilou pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

— Essa foi a principal motivação, mas com certeza vamos voltar no ano que vem. Até comentamos que nestes feriados aproveitamos para dormir até mais tarde e acabamos perdendo eventos importantes como esse. Foi muito bonito _, comentou Jairo.