Em assembleia na manhã desta quinta-feira parte dos trabalhadores das três empresas que operam o serviço do transporte público em Blumenau votou a favor do indicativo de greve na cidade. De acordo com Ari Germer, presidente do sindicato da categoria (Sindetranscol), funcionários da Rodovel, Verde Vale e Glória podem suspender a circulação dos coletivos dentro de 72 horas. Uma nova assembleia, prevista para as 15h desta quinta-feira, ouvirá o restante dos colaboradores.

Continua depois da publicidade

Motivado por um impasse nas negociações da data-base da categoria, se aprovada, a greve começa a vigorar na segunda-feira. A suspensão do serviço, segundo o sindicato, será por tempo indeterminado. Conforme Germer, os trabalhadores discordam de um dos itens previstos na convenção coletiva de trabalho da classe. O documento, que seria assinado na semana passada, segue em negociação após o impasse.

:: Coluna Valther Ostermann: Nova greve do transporte público à vista em Blumenau

– Estava tudo certo. Apresentamos a proposta semana passada, redigimos e acertamos tudo na convenção. Nós (do sindicato) assinamos e encaminhamos para as empresas. Rodovel, Verde Vale e Glória concordaram e na segunda-feira, quando o documento foi enviado para o (sindicato) patronal, fomos surpreendidos porque a Nossa Senhora da Glória e o Siga não quiseram mais assinar – afirma.

Ainda segundo o presidente do Sindetranscol, a carga horária dos trabalhadores – que desde 2007 é de 42 horas semanais – foi questionada pelas interventores das empresas, Sérgio Chisté e Jardel Rangel.

Continua depois da publicidade

– Eles querem colocar pra 44 horas semanais e nós não vamos aceitar isso – adiantou.

De acordo com o presidente do Seterb, Carlos Lange, o poder público irá aguardar o resultado da segunda assembleia desta quinta-feira para tomar as medidas cabíveis nesta situação.

Vale-alimentação foi pago regularmente

Motivo de paralisação nos últimos meses, o pagamento do vale-alimentação da categoria foi feito regularmente. Já o depósito dos salários, que deve ser feito até este sábado, ainda é aguardado. De acordo com o presidente do Sindetranscol, Ari Germer, até o momento nenhum representante das empresas ou do poder público sinalizou que os pagamentos serão feitos regularmente.