De encher os olhos, a patinação artística promove a união perfeita de esporte e arte, um verdadeiro espetáculo. E o maior patinador brasileiro de todos os tempos, o gaúcho Marcel Stürmer, 30 anos, está em Florianópolis para uma apresentação amanhã junto à academia Rodas da Ilha. Em 2015, o atleta conquistou nada menos do que a quarta medalha de ouro seguida em Jogos Pan-Americanos, e aproveita a passagem por Santa Catarina para dividir um pouco da experiência com jovens talentos da região.

Continua depois da publicidade

Campeão mundial de patinação se apresenta em Florianópolis

Confira o especial sobre os 15 anos de Guga no topo do mundo

“Não escrevi para fazer polêmica”, afirma Giba sobre biografia

Continua depois da publicidade

– São aulas rápidas em que tento corrigir a técnica, mas o mais importante é plantar aquela semente, fazer a criança acreditar que é possível estar perto de alguém que admira e querer mais para a vida e a carreira dela. É disso que o atleta lembra nos dias de cansaço, para ir no treino – garantiu Stürmer após uma das três sessões de treinamento que promoveu no Clube Doze de Agosto.

De olho na nova geração, que, garante o ídolo, é de muita qualidade, ele avalia a importância que seus feitos – desde a primeira vitória no Pan, em 2003 – tiveram para o desenvolvimento do esporte, inclusive aqui no Estado.

– Aqui está em constante crescimento, cada vez que venho para cá vejo que tem mais alunos e um pessoal que está despontando. Qualquer esporte, em qualquer país, cresce com referências. É importante que cada vez mais atletas da patinação ganhem medalhas lá fora, ganhem projeção na mídia, isso atrai curiosos e no meio desses curiosos estão os futuros campeões – analisa.

Continua depois da publicidade

Depois de Toronto, Stürmer declarou que aquele provavelmente seria seu último Pan, o que ele ainda está avaliando.

– Vamos ver o que vai acontecer. Adotei o discurso de que o futuro é agora.

Coreografia do Pan será exibida em Floripa

Amanhã, às 20h, no Sesc Prainha, não só os jovens atletas, mas o público em geral poderá conferir de perto o repertório do tetracampeão. Como parte da cerimônia de encerramento da Academia de Patinação Artística Rodas da Ilha, pioneira na Grande Florianópolis, Marcel Stürmer participará de duas rotinas. Uma apresentação junto com a professora e proprietária da escola, Renata Bertoglio, e outra semelhante a que lhe rendeu o ouro no último Pan, com a trilha sonora do filme Jogos Vorazes.

Além dele, serão 80 patinadores da escola, de quatro a 45 anos de idade, em coreografias que incluem desde iniciantes no esporte até campeãs estaduais, como Isadora Espindola, Bianca Quint e Sofia Ferrari. Os ingressos antecipados custam R$ 15, e no dia, R$ 20.

Continua depois da publicidade