O primeiro passo para abertura do futuro Jardim Botânico de Florianópolis foi dado na manhã desta segunda-feira. Após a assinatura do termo de cooperação e gestão integrada entre a prefeitura da capital e Epagri, a área verde de 19 hectares deve ser reformada e ampliada. A previsão é que, inicialmente como parque, a área seja aberta para visitação no final de setembro.
Continua depois da publicidade
Jardim Botânico de Florianópolis deve ser aberto em até 90 dias
Considerações da Epagri sobre o Jardim Botânico de Florianópolis
Prefeitura de Florianópolis recebe cessão da área de Jardim Botânico
Continua depois da publicidade
Às margens da rodovia Ademar Gonzaga, a estrutura já existente será gerida pela Comcap, que irá coordenar a limpeza e a implantação das pistas para caminhada e parque infantil. O espaço ainda terá academia ao ar livre e bancos. O prédio-sede estará disponível para atividades culturais e de educação ambiental e será aberta licitação para a instalação de uma cafeteria.
De acordo com a Prefeitura, o uso do parque foi discutido em conjunto pela Comcap, Secretaria de Obras, Floram, Epagri e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado. Ainda, com o auxilio dos moradores da região há possibilidade de ser implantada uma horta comunitária.