Será assinado na próxima segunda-feira, dia 18, o termo de cooperação para gestão do futuro Jardim Botânico de Florianópolis. A medida atende aspiração da comunidade do Itacorubi e da cidade. A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) será a gestora da área de 19 hectares e vai abri-lo à visitação, inicialmente como parque, até o final de setembro.
Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente da Comcap, Marius Bagnati, o espaço vai oferecer parque infantil, pista de caminhada, academia ao ar livre e espaço com bancos para contemplação. Já estão sendo tomadas medidas práticas para iluminação e sinalização, revisão e revitalização do bosque. O prédio-sede estará disponível para atividades culturais e de educação ambiental e será aberta licitação para a instalação de uma cafeteria.
O conceito de uso e o plano diretor do parque estão sendo discutidos em conjunto pela Comcap, Secretaria de Obras e Floram, do lado da Prefeitura, e pela Epagri e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, pelo Estado. Com a vizinhança, também será discutida ali a implantação de horta comunitária.
Agricultura urbana
Continua depois da publicidade
O parque do Jardim Botânico também poderá ser um marco para a nova política pública de agricultura urbana em Florianópolis. Segundo Marius Bagnati, a Feira de Orgânicos Viva a Cidade já é a vitrine desse conceito, que promove alimentação de alta qualidade e baixo custo e separação adequada e sustentável dos resíduos orgânicos. O parque do Jardim Botânico será berçário e exemplo para as novas práticas e usos urbanos.
Caso seja da vontade da comunidade do entorno, o parque do Jardim Botânico contará com módulo de horta.
— Vamos discutir com a vizinhança o interesse em trabalhar de forma colaborativa com várias Secretarias Municipais, como Saúde, Educação e Agricultura, para implantar uma horta de plantas medicinais e, com algum tempo, um viveiro de mudas orgânicas — antecipou Bagnati.
Continua depois da publicidade
— Queremos habitar uma cidade que não seja apenas consumidora, aliás, quase consumista —, indicou o presidente da Comcap. Hoje, cada habitante de Florianópolis produz mais de um quilo de resíduos por dia.
Serviços e obras previstos
· Instalação de parque infantil pela Floram
· Implantação de pista de caminhada em saibro
· Iluminação do acesso e do restante da área pela Secretaria de Obras
· Revisão e revitalização do bosque
· Instalação de equipamentos de ginástica
· Instalação de bancos
· Abertura da sede do Jardim Botânico para atividades culturais e de educação ambiental
· Licitação para instalação de cafeteria
· Paisagismo
· Sinalização de orientações e advertências
· Horta e viveiro de mudas.