A força-tarefa dos bombeiros militares e civis para controlar a fumaça causada pela explosão de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônio na noite da terça-feira, dia 24, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina, teve avanços consideráveis durante a madrugada desta sexta-feira. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de SC, o trabalho tem surtido efeito e a tendência é de que a produção de fumaça cesse ainda nesta sexta.

Continua depois da publicidade

>> Previsão é de vento fraco nesta sexta em São Francisco do Sul

O Corpo de Bombeiros apresentará os detalhes dos trabalhos desta sexta em uma coletiva de imprensa por volta das 9h na sede da Prefeitura da cidade.

Trabalho de encharmento começou na tarde da quinta

Foto: Salmo Duarte/Agência RBS

Continua depois da publicidade

Quatro frentes de trabalho atuam no encharcamento do local, uma das quatro etapas para o controle do incêndio. O encharcamento começou a ser realizado na noite da quinta-feira e fez com que a fumaça ficasse menos densa e se dissipasse mais facilmente.

>> Presidente quer que Polícia Federal investigue causas do acidente

>> Entrevista: Sócio da Global diz que terminal tem todos os documentos

Evacuação de cidade

Na noite da quinta-feira, dia 26, a coluna de fumaça baixou no Centro Histórico de São Francisco e foi preciso ser realizada uma operação de evacuação da cidade. Pelo menos 13 bairros foram atingidos.

No fim da tarde da quinta, hóspedes de hotéis e moradores foram transferidos para a Praia da Enseada. Homens da Marinha e do Exército passavam de casa em casa pedindo para que os moradores encontrassem abrigo longe da fumaça.

Os pacientes que estavam internados no hospital de São Francisco foram transferidos para unidades hospitalares de Joinville.

Continua depois da publicidade

Trânsito na BR-280

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou no boletim divulgado por volta das 8h05min que o trânsito na BR-280, em São Francisco do Sul, foi liberado. Pela manhã a pista continuava fechada entre os kms 0 e 4 devido ao incêndio.