A chuva que ficou mais intensa na noite desta quarta-feira, em Joinville, deve persistir nos próximos dias. A Defesa Civil alera para os períodos temporais que podem ocorrer a qualquer momento e coincidir com a maré alta. No entanto, o grande volume de chuva ainda não causou estragos na cidade.
Continua depois da publicidade
Nos períodos da tarde, com a temperatura mais elevada, a instabilidade ficará maior e haverá risco de temporais isolados com chuva forte, granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h). A Defesa Civil também chama atenção para o avanço de uma frente fria em direção a SC neste sábado, o que aumenta o risco de temporais.
Acumulado de chuva em Joinville, em 72 horas:
– Estação Itaum: 93,88 mm
– Estação Guanabara: 82,83mm
Continua depois da publicidade
– Estação Cachoeira: 40,35 mm
– Estação Paraiso: 65,98 mm
– Estação Cubatão: 48,14 mm
– Estação Jativoca: 45,27 mm
Horários de Pico da Maré:
13/03 – 1,5 m – 13:58 h
14/03 – 1,7 m – 2:48 h
14/03 – 1,6 m – 14:39 h
15/03 – 1,8 m – 3:14 h
15/3 – 1,6 m – 15:13 h
Recomendações da Defesa Civil:
Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.