– A gente não sabe o que vai fazer, pois disseram que nesta quarta vai ser ainda pior – disse a dona de casa Rosangela Teles, 56 anos, que mora no bairro Paranaguamirim, em Joinville.

Continua depois da publicidade

Sua casa foi interditada pela Defesa Civil na manhã de terça-feira. A forte chuva da noite de segunda derrubou o muro dos fundos do terreno. Sua residência foi atingida pelo deslizamento. Para esta quarta, a expectativa é de mais apreensão: vem mais chuva por aí.

O aguaceiro, que começou por volta de 21h30 de segunda e só terminou perto das 23 horas, causou sete deslizamentos e oito quedas de muros na zona Sul. Apesar de ninguém ter se ferido, a Defesa Civil atendeu a 32 ocorrências. O maior volume de chuva atingiu o bairro João Costa, com 43 milímetros.

Uma segunda casa que fica nos fundos do terreno de Rosangela também foi atendida pela Defesa Civil. O muro que deslizou danificou parte da residência onde mora a família de Irlane Oliveira Ramalho, 33. Ela se preparava para dormir quando ouviu o marido gritar:

Continua depois da publicidade

– Pega a neném e corre para a sala.

O local não foi interditado porque a família apresentou providências para o problema.

Mesmo com o Sol que apareceu tímido na tarde de terça-feira, a chuva volta a aparecer, conforme previsão da Defesa Civil, que permanece em alerta. Segundo a Central RBS de Meteorologia, há possibilidade de chuva de forte intensidade.

Ao longo dos dois próximos dias, a região será influenciada por uma massa de ar quente e úmido, que permitirá aberturas de Sol, mas com pancadas, avisa o meteorologista Leandro Puchalski.