O tempo chuvoso e a nebulosidade resultaram em cancelamentos nos aeroportos de Santa Catarina nesta segunda-feira. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, ficou fechado para pouso das 9h30min às 11h15min. A decolagem, no entanto, estava liberada conforme a assessoria do Floripa Airport — empresa concessionária que administra a unidade desde janeiro de 2018.
Continua depois da publicidade
Ao todo, foram 14 chegadas e 11 partidas canceladas até as 16h. Depois desse horário, a operação voltou a ocorrer normalmente. Nos voos que pousariam em Florianópolis e depois voltariam para seus locais de destino, os passageiros foram acomodados pelas companhias aéreas em outros voos ou fizeram a viagem por via terrestre. Também houve pelo menos dois voos que pousaram e decolaram com atraso e alguns voos que pousariam na cidade foram encaminhados para outros aeroportos, como o de Navegantes e o de Curitiba (PR), conforme decisão tomada individualmente pelas próprias companhias aéreas.
A assessoria da Floripa Airport explicou que os cancelamentos e reagendamentos da decolagem são consequências dos problemas de pouso, já que as companhias aéreas utilizam as mesmas aeronaves que chegariam ao aeroporto da Capital.
No aeroporto de Chapecó, todos os cinco voos previstos até as 19h30min desta segunda foram cancelados, incluindo o que levaria o time do Palmeiras de volta a São Paulo após o jogo com a Chapecoense. Com isso, os atletas foram de ônibus até Porto Alegre (RS), de onde voaram para a capital paulista. Até o início de madrugada há mais três voos previstos no aeroporto do Oeste catarinense, mas a perspectiva também é de que eles serão cancelados por conta do mau tempo.
Em Navegantes, houve um cancelamento de manhã e outro à tarde. À noite, o funcionamento estava normalizado. Em Jaguaruna e Joinville, não ocorreram cancelamentos.
Continua depois da publicidade
Leia outras notícias:
Trabalhadores da Comcap entram em greve na Capital
Veja os pontos polêmicos do projeto que regulamenta os apps de transporte