Está repercutindo nas redes sociais a postagem do funcionário do governo de Santa Catarina, Guilherme Pontes, 29, relatando dois casos envolvendo taxistas na noite de sábado, dia 6. Segundo Guilherme, ele tentou pegar um táxi em frente a uma casa noturna localizada na Alameda Adolfo Konder, no Centro de Florianópolis, até a passarela Nego Quirido. Um trajeto de aproximadamente 3,2 km, porém dois motoristas se negaram a fazer o transporte, alegando que a corrida era muito “curta”, e um deles correu atrás de Guilherme na tentativa de agredi-lo, após o jovem afirmar que iria fazer uma denúncia.
Continua depois da publicidade
Mário Motta: taxista pede R$ 250 para levar casal de turistas do Centro para o Campeche
Guilherme conta que era por volta das 2h da madrugada quando tentou pegar o primeiro táxi:
– Antes de abrir a porta, o motorista perguntou: “qual o destino?”. Entendi o motivo e respondi com um “pode abrir a porta? Já lhe falo”. Sem sucesso, falei onde ia e recebi como resposta: “ah não, já está ocupado”. Pra garantir, perguntei ao grupo que pegou o táxi em seguida, se eles tinha solicitado o táxi, e a reposta obviamente foi “não”, mas a viagem devia ser mais longa – relatou.
Continua depois da publicidade
Pouco tempo depois, um segundo táxi parou, e Guilherme conta que entrou no carro e falou o seu destino, quando o motorista informou que não fazia viagem pequena e o mandou sair.
– Tentei garantir meu direito e falei “amigo, você não pode fazer isso, negar corridas por ser perto, por favor me leve até lá”. Sem sucesso saí, disse que denunciaria e fiz a foto da placa. Aí minha surpresa: o taxista saiu do táxi e começou a correr atrás de mim pra me bater. Tive que correr mais do que eu imaginava que conseguia para não apanhar – contou.
Nesta quarta-feira Guilherme vai fazer a denúncia na Secretaria Municipal de Transportes e também um boletim de ocorrência para tentar conseguir imagens da tentativa de agressão.
Continua depois da publicidade
Secretaria vai investigar o caso
Até a noite de ontem a postagem de Guilherme já tinha mais de 4 mil compartilhamentos, 14 mil curtidas e 1,7 mil comentários. Dentre eles, centenas de usuários de táxis em Florianópolis denunciando situações semelhantes, em que taxistas se negaram a realizar corridas em trechos próximos.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vinicius Cofferri, informou que já está ciente do ocorrido, e que é de fundamental importância que Guilherme, assim como a população em geral, faça a denúncia nos canais de atendimento, para que o procedimento administrativo possa ser aberto:
– Vamos identificar esses condutores e abrir um processo administrativo para ver quais providências podem ser tomadas. Também vamos chamar o sindicato para uma conversa. Conforme a gravidade da denúncia, pode ser desde uma suspensão até a cassação da licença.
Continua depois da publicidade
Vinicius destaca que apesar dos inúmeros cursos e ações da Prefeitura para melhorar o atendimento, ainda existem maus profissionais, e é de extrema importância que a população faça a denúncia para que os mesmos possam ser identificados e punidos.
A reportagem tentou localizar os taxistas por meio da Central de Táxi, no entanto foi informada que somente o setor administrativo falaria sobre o assunto na quarta-feira.
Como denunciar
Ouvidoria da Secretaria
Site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/transportes/
Telefone: (48) 3224 1517