A polícia de Boston matou na madrugada desta sexta-feira um dos suspeitos do atentado que deixou três mortos e mais de 180 feridos na maratona da cidade na última segunda-feira. As buscas ao segundo suspeito, considerado “armado e perigoso”, seguem sendo realizadas em uma gigantesca operação.

Continua depois da publicidade

– Um suspeito morreu. O outro continua fugitivo – afirmou o chefe de polícia de Boston, Ed Davis, ao anunciar o balanço provisório da operação iniciada na noite de quinta-feira no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nas proximidades de Boston, e que prossegue nesta sexta-feira na cidade vizinha de Watertown.

Conforme informações do jornal Boston Globe, o suspeito ficou ferido e foi socorrido, mas morreu no hospital. A polícia emitiu um alerta para que os moradores da região “permaneçam em suas casas e longe das janelas”. Neste momento, forças de segurança seguem a caçada ao segundo suspeito das explosões.

O FBI havia divulgado na quinta-feira imagens dos dois suspeitos do atentado em Boston, que aparecem caminhando pela Boylston Street, no meio da multidão que assistia à maratona. Ambos carregavam mochilas grandes e um dos homens, que usava um boné branco, teria colocado uma das duas bombas do lado de fora de um restaurante na rua minutos antes da primeira explosão.

Depois da divulgação das fotos, as autoridades intensificaram os controles na fronteira com o Canadá. O efeito provocado pelas imagens foi tão grande que, minutos depois da publicação no site do FBI, o portal entrou em colapso. Horas antes, o presidente Barack Obama havia prometido encontrar os autores do atentado, ao participar em uma cerimônia ecumênica na catedral de Santa Cruz de Boston.

Continua depois da publicidade

– A divisão de Boston do FBI está a par da operação das forças de segurança na região de Boston. A situação continua. Trabalhamos com as autoridades locais para determinar o que aconteceu – afirma um comunicado da agência federal.

De acordo com a investigação do FBI, os autores do atentado utilizaram bombas de fabricação caseira, dentro de panelas de pressão com pregos e pedaços de ferro, o que deixou muitos amputados, além dos três mortos. Mais de 100 dos 183 hospitalizados já receberam alta. No entanto, mais de 10 pessoas permanecem em estado crítico e precisam de novas cirurgias para salvar suas vidas.

Morte de policial

Um policial foi morto após ser baleado durante o intenso tiroteio realizado na operação que capturou um dos suspeitos do atentando. A imprensa local informou que outra pessoa também ficou ferida.

Segundo testemunhas, após o primeiro tiroteio ocorreram disparos e explosões na região em torno do MIT, onde um grande dispositivo policial, com agentes fortemente armados, vasculhava as ruas.

Continua depois da publicidade

O FBI informou que montou uma operação das forças de segurança nos subúrbios de Boston.