A quinta-feira é de chuva a qualquer hora em todas as regiões. No Sul do Estado, uma das áreas com maior risco de alagamento, tem se confirmado o previsto. A chuva é forte e constante mas, segundo o coordenador da Defesa Civil Rosinei da Silveira, ainda não foram registradas ocorrências ou alagamento. Serra e Oeste também são áreas com risco de chuva forte.
Continua depois da publicidade
A precipitação de volume de chuva prevista para os próximos dias na região foi recalculada de 300 para entre 320 e 400 milímetros. Até agora foram registrados:
Laguna: 59 mm
Criciúma: 30 mm
Continua depois da publicidade
Urussanga: 43 mm
Silveira aponta que o pior é esperado para a noite desta quinta-feira e madrugada desta sexta-feira, quando as pessoas podem estar dormindo. Os alertas permanecem mantidos para quem vive em áreas que costumam alagar para que procurem casas de parentes ou outros locais seguros.
Leia também
::: Sul do Estado é a maior preocupação para os próximos dias
::: Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em SC
::: Volume de chuva previsto deve ser maior que a média em Blumenau
::: Chuva forte já provoca deslizamentos no Oeste catarinense
Morro da Fumaça, Lauro Müller, Criciúma, Nova Veneza, Içara, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá, Passo de Torres, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Meleiro, Braço do Norte, Tubarão e Grão-Pará são as cidades com maior risco de alagamentos.
Como é temporada de pesca de tainhas, recomenda-se que até sábado os pescadores não saiam ao mar, que estará bastante agitado. A situação deve se normalizar domingo à tarde.
Continua depois da publicidade
Satélite da Aeronáutica mostra nuvens carregadas indo da Serra para o Sul
Chuva forte na Serra e Sul de SC
De acordo com Puchalski, no meio da manhã desta quinta-feira, chove com intensidade moderada a forte na Serra e esta condição se aproxima do Sul nas próximas horas.
– Pela atualização dos simuladores do tempo deste manhã, hoje os cuidados devem ser redobrados no Oeste, especialmente agora de manhã, e Serra e Sul à noite – explica o meteorologista da RBS.
Acumulados já passaram do esperado para todo o mês
Algumas cidades já tiveram volumes que ultrapassaram o esperado para todo o mês de junho apenas entre a segunda e esta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
– O normal de junho nesta época do ano nestas cidades é algo entre 110 milímetros e 180 mm, ou seja, elas já estão com o normal a acima do padrão – alerta o meteorologista da RBS Leandro Puchalski.