Na última semana, foram confirmados mais 13 casos e cinco mortes por gripe A em Santa Catarina, sendo duas no município de Camboriú, uma em São José, uma em Tubarão e outra em Canelinha. As regiões de Chapecó, Joinville e Blumenau ainda concentram o maior número de casos confirmados no Estado até o momento. No total, SC contabiliza 652 casos e 85 mortes por gripe A neste ano.
Continua depois da publicidade
Os dados do boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica apontam ainda duas mortes e oito casos pelo vírus influenza B em 2016. O informe revela também que a grande maioria das pessoas hospitalizadas por gripe (85,2%) apresentava algum fator de risco associado, sendo 310 portadores de doença crônica, 29 gestantes, três puérperas, 35 crianças menores de dois anos, 143 idosos (maior que 60 anos) e 42 obesos. As pessoas acima de 50 anos de idade representaram 41,7% do total de casos confirmados.
SC vai intensificar capacitação de profissionais para tratamento da gripe A
A doença provocou a morte principalmente de pessoas da faixa etária acima de 40 anos de idade, que representam 83,9% das mortes. Além disso, 85,1% das vítimas tinham algum fator de risco associado (doentes crônicos, obesos, idosos).
Continua depois da publicidade
Prevenção
Além da vacinação, outras formas eficazes de prevenção para a gripe são lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e adotar a chamada etiqueta da tosse. Isso porque as mãos são um importante veículo de transmissão do vírus da gripe, como o influenza.
A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, se a pessoa levar a mão ao rosto, causando doença grave se não tratada a tempo.