O Sindicatos dos Trabalhadores em Educação (Sinte/SC) criticou, em nota, o conteúdo das declarações do secretário estadual Eduardo Deschamps em videoconferência a gestores e diretores de escola realizada em 1º de abril. Trechos conversa entre o secretário da Educação e os profissionais vazaram em vídeo que circula nas redes sociais e que foi publicado no blog Bloco de Notas.
Continua depois da publicidade
:: Bloco de Notas: Deschamps diz que “governo não pode admitir diretor pelego”
:: Votação da MP que desencadeou greve é novamente adiada na Assembleia
O sindicato também protolocou um pedido de audiência diretamente com o governador Raimundo Colombo (PSD).
Continua depois da publicidade
– Pedimos a audiência porque o secretário já disse que não negocia com a greve. A greve é justamente para negociar. Se ele tem esse entendimento, por que não pede a ilegalidade da greve? – questiona o coordenador do Sinte/SC, Luiz Carlos Vieira.
No vídeo questionado pela entidade, Deschamps cobrou a manutenção das escolas abertas mesmo com a greve da categoria iniciada em 24 de março e prometeu “consequências” aos diretores que apoiarem a paralisação “por baixo dos panos”. Também reitera que professores em estágio probatório e temporários correm o risco de demissão em caso de adesão.
Na nota oficial, o Sinte/SC questiona a postura do secretário e diz que “antes de qualquer coisa os/as diretores/as são profissionais da educação e a eles é garantido o direito a filiação sindical, e apoiar a greve ou não, é seu direito legítimo”.
Continua depois da publicidade
A entidade também diz repudiar “qualquer ato de coerção por parte do governo que venha a atingir os direitos dos/as trabalhadores/as, pois este tipo de atitude se constitui em assédio moral.
Leia a nota na íntegra no blog Bloco de Notas.
O secretário Eduardo Deschamps explicou o contexto das declarações em entrevista ao Jornal do Almoço desta segunda-feira. Voltou a repetir que o papel dos diretores é garantir o funcionamento das escolas.
– Pressão não existe, o que existe é orientação da forma como atuar. A gente está colocando claramente a posição que o diretor deve ter.
Continua depois da publicidade