Desde o início da tarde deste sábado (18), a Delegacia de Homicídios (DH) e a Corregedoria Geral da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) investigam a morte de Milton César Machado, de 37 anos. O detento foi encontrado enforcado em uma cela no Presídio Regional de Joinville.

Continua depois da publicidade

Segundo a polícia, a principal hipótese é de que o homem – natural de Joinville – tenha sido assassinado, porque o corpo aparentemente tinha sinais de violência. No entanto, o fato só poderá ser confirmado pelo laudo cadavérico, a ser emitido pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).

Preso há dois dias

Conforme o delegado Rodrigo Aquino, o homem era sindico do condomínio popular Rubia Kaiser, no bairro Jardim Paraíso. Milton estava preso provisoriamente desde a manhã da última quinta-feira (16), suspeito pela prática de homicídio, conforme a SJC-SC e o Departamento de Administração Prisional (DEAP-SC).

Ainda segundo as autoridades oficiais, Milton estava preso suspeito do homicídio de Wagner Valer Machado, de 38 anos, que era cadeirante e morador do edifício. O crime aconteceu no dia 2 de junho na entrada do residencial, quando a vítima morreu com três tiros na nuca.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira, quando houve a prisão de Milton, a Polícia Civil de Joinville informou que a investigação mostrou que o suspeito, na condição de membro da administração do condomínio à época do crime, facilitava a operação de atividades ilícitas no local.

Apontou ainda que Wagner, a vitima, se manifestava publicamente contra a presença de facções criminosas no condomínio e havia levado o caso a órgãos públicos, além de ser contra a gestão do condomínio. Em 30 de abril, ele havia registrado um boletim de ocorrência por ameaça de morte contra o suspeito.