Desde 2008, sete ciclistas que perderam a vida em acidentes de trânsito foram homenageados com uma bicicleta fantasma em Florianópolis. Na manhã desta quinta-feira, dia 4, a sétima bicicleta foi instalada na rótula da Praça Santos Dumont, no bairro Trindade, em Florianópolis. De acordo com o presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo), Daniel de Araújo Costa, a ideia é chamar a atenção da população.
Continua depois da publicidade
– As bicicletas acabam virando um memorial do ciclista que morreu, muitas vezes, em acidentes que poderiam ter sido evitados – disse.
O movimento Bicicleta Fantasma, surgido no ano de 2003 nos Estados Unidos, tem adeptos em 26 países, entre eles México, Itália, Singapura, Equador, Canadá Estados Unidos e Austrália.
O objetivo das bicicletas pintadas de branco colocadas em locais próximos de onde as pessoas morreram atropeladas é chamar a atenção para a falta de ciclovias e ciclofaixas, principalmente em grandes cidades onde os ciclistas dividem espaço com os automóveis, ônibus e caminhões.
Continua depois da publicidade
No Brasil, a bicicleta fantasma mais emblemática presta homenagem à cicloativista Márcia Prado, morta em 2009, em um acidente de trânsito na Avenida Paulista, em São Paulo.
Bicicletas instaladas em Florianópolis
A primeira bicicleta foi colocada na rodovia SC-402, que leva para a praia de Jurerê Internacional, no Norte da Ilha de SC. A estrutura foi exposta em agosto de 2008, no ponto em que Rodrigo Machado Lucianetti foi atingido por um carro. Antes disso, apenas a capital paulista e Brasília haviam registrado uma homenagem como essa.
Em setembro de 2008 foi instalada mais uma bicicleta branca na SC-401, próximo ao trevo de Canasvieiras, no Norte da Ilha de SC.
Continua depois da publicidade
No começo de 2012, outras duas bicicletas também foram colocadas na SC-401, uma no Bairro João Paulo e outra em Canasvieiras.
No dia 5 de setembro de 2012, uma foi colocada na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica.
No mês de dezembro de 2012, uma nova bicicleta fantasma passou a fazer parte da paisagem da SC-401. A instalação foi feita no dia 8, pela manhã, para lembrar a morte de Mário Augusto Fernandes, atropelado no trevo de Cacupé. O ciclista, de 32 anos, era servente de obras, trabalhava em Jurerê e estava voltando para casa.
A sétima homenageia a jovem Lylyan que estudava Oceanografia e estava indo de bicicleta para o campus da UFSC em Florianópolis, por volta das 8h20min da segunda-feira, dia 1º, quando foi ocorreu o acidente com o ônibus – o local não tem ciclovia nem ciclofaixa.
Continua depois da publicidade
Em SC
No Estado, duas cidades também prestaram homenagem. Em Biguaçu, uma bicicleta foi colocada em outubro de 2008, mas a família da vítima retirou a bicicleta do local. Em Blumenau, a bicicleta colocada lembra a morte de Wilma Gaulke, ocorrida em 28 de 2012.
Ver Bicicletas Fantasmas em Santa Catarina num mapa maior