Membros do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) e servidores em greve vão à Câmara de Vereadores nesta quinta-feira para acompanhar a reunião extraordinária que deve votar o reajuste salarial da categoria.

Continua depois da publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça se reunirá a partir das 13 horas. O projeto de lei do Executivo foi aprovado pelo município na semana passada, porém o sindicato é contra o valor estipulado.

O primeiro dia de greve dos servidores, que iniciou na manhã desta quarta-feira e encerrou às 17h, contou com a adesão de aproximadamente 2,4 mil pessoas, de acordo com o Sintraseb. Para esta quinta a paralisação está mantida.

– Nos surpreendeu a participação dos servidores. Isso mostra o quanto estão insatisfeitos – comenta a presidente do sindicato, Sueli Adriano.

Nos cálculos do Sintraseb, 71 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 30 escolas ficaram fechadas nesta quarta. Já os postos de saúde foram 22 sem atendimento e nove parcialmente. Dos cinco ambulatórios gerais, apenas o da Fortaleza não abriu as portas.

Continua depois da publicidade

Em relação às emendas do projeto de lei que concede reajuste de 5,82% aos servidores, elas foram apresentadas pelo presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT) – que estende o aumento aos servidores do Legislativo – e pelo vereador Ivan Naatz (PDT) – que dá ao Poder Executivo a autorização de conceder aumento real durante os exercícios financeiros de 2014/2016.