Os servidores da saúde retomarão a greve a partir das 7h desta terça-feira nos hospitais públicos estaduais. O governo de Santa Catarina havia pedido um prazo de 15 dias para apresentar uma nova proposta. O prazo encerrou nesta segunda-feira. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de SC (Sindisaúde), nenhuma proposta foi encaminhada oficialmente pelo governo de Santa Catarina durante este período.
Continua depois da publicidade
Em nota, o governo do Estado disse que apresentou, na tarde desta segunda-feira, nova proposta ao Sindsaúde. O governo afirma que “seguirá ampliando os serviços e melhorando o atendimento à população por meio de contratação e qualificação de pessoal, assim como garantindo o adequado suprimento de materiais e medicamentos”.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, nas duas últimas semanas, foram contratados 611 servidores para o Hospital Regional de São José. Com isso, a instituição abrirá 41 novos leitos, 18 deles de UTI.
O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, afirmou que suspenderá qualquer medida que implique em redução na folha de pagamento dos servidores, ou seja, as horas plantão (HP) serão mantidas durante a negociação, sem prazo pré-definido.
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretaria, o Estado tem cerca de 10 mil servidores ativos e 4 mil inativos. Segundo a nota, “de janeiro de 2011 até outubro de 2012, a folha de pagamento da Secretaria da Saúde teve um incremento de 22,25%, passando de R$ 58,6 milhões para R$ 71,7 milhões, com encargos. O aumento, segundo a Secretário da Saúde, é resultado da incorporação de abono salarial, de 16,76%, em julho de 2011 – com reflexo em hora-plantão, hora sobreaviso e triênios, reajuste de 8% entre janeiro e maio de 2012, reajuste de 100% do vale alimentação e progressão funcional”.