Os servidores municipais de Blumenau em greve há 16 dias decidiram retirar seis cláusulas da pauta de negociação que está sendo discutida desde o início do ano. De acordo com a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público de Blumenau (Sintraseb), Sueli Adriano, as cláusulas são de díficil discussão com o governo _ e algumas já foram apontadas como impossíveis pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

Foram excluídas três cláusulas econômicas e três sociais. Após a reunião a decisão foi colocada em votação e aprovada pelos trabalhadores. Na sequência um documento foi entregue no gabinete do prefeito Napoleão Bernardes e a categoria aguarda uma nova proposta da prefeitura. As reivindicações excluídas são:

– Ampliação do Prêmio Assiduidade para todas as categorias

– Redução da carga horária sem alteração salarial

– Licença-prêmio de três meses a cada cinco anos

Continua depois da publicidade

– Alteração do estágio probatório de três para dois anos

– Plano de saúde

– Autonomia para o sistema de cotas do Sisreg

O secretário da Fazenda, Alexandro Fernandes, afirma que já recebeu a pauta de reivindicações sem os pedidos excluídos pelos servidores e que o texto será analisado em reunião do comitê de negociação do governo nesta sexta-feira. Fernandes ressalta, porém, que já fez uma análise preliminar e que as questões que foram retiradas da negociação são apenas aquelas que o governo já havia dito que não havia possibilidade de cumprimento.

– São questões que foram consideradas ilegais, como a questão da redução da carga horária. Isso estava definido, legalmente já não poderia ser atendido. O sindicato já sabia disso e só agora fez essa mudança. Mas com certeza vamos sentar para analisar tudo mais detalhadamente.

O secretário destacou ainda que o governo já solicitou autorização judicial para descontar os dias parados dos trabalhadores que aderiram à greve e que continua aguardando que os servidores cumpram a decisão judicial que determina o retorno ao trabalho nas creches e nos postos de saúde, que foram considerados essenciais pela Justiça.

Nova passeata nesta sexta-feira

Os servidores organizam para esta sexta-feira uma nova passeata pelas ruas do Centro a partir das 15h. Desta vez, segundo Sueli, a manifestação será nas cores do Brasil:

Continua depois da publicidade

– Vamos verde e amarelo por esperança. Esperança de um mundo melhor.

Ainda nesta quinta-feira os servidores iniciaram uma entrega de cartas ao prefeito Napoleão Bernardes. A coordenadora-geral do sindicato disse que um grupo de servidores já protocolou as cartas no gabinete e a entrega vai continuar ocorrendo nesta sexta-feira.