Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, os servidores públicos de Joinville aceitaram a proposta apresentada pelo prefeito Udo Döhler sobre a campanha salarial de 2015. O prefeito ofereceu reajuste salarial de 9%, o que representa 0,66% de ganho real – a inflação medida no período foi 8,34% e este era o percentual de aumento sugerido pelo município.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br

Na nova proposta, o aumento será dividido em três parcelas e não mais em oito vezes, de maio a dezembro, como queria a Prefeitura na primeira fase da negociação. Já o valor do vale alimentação passou de R$ 234,36 para R$ 260 e será no próximo dia 20, com a diferença retroativa a maio.

A votação pela aceitação da proposta ocorreu pouco depois de uma reunião entre o conselho do Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville (Sinsej) e o presidente da entidade, Ulrich Beathalter.

Continua depois da publicidade

– Apesar de considerar o avanço tímido, concordamos que a melhor alternativa não está na paralisação, pelo menos por enquanto. Temos que fazer o que é mais responsável no momento – frisou Beathalter.

Nos próximos encontros mensais com a Prefeitura, o Sinsej afirma que deve retomar as reivindicações e tentar conquistar mais ganhos para o servidor, principalmente em termos de qualificação e saúde.

A categoria não descarta a possibilidade de uma greve no segundo semestre. O próximo encontro entre Prefeitura e o sindicato deve ocorrer em agosto.

Continua depois da publicidade

– O diálogo é sempre mais eficiente do que o confronto, tanto que o diálogo foi o vencedor e o grande beneficiado foram os servidores e a população de Joinville. É importante que os servidores entenderam a proposta e o esforço da prefeitura para avançar nas demandas – explicou o prefeito Udo Döhler.

As parcelas de reajuste salarial serão pagas da seguinte forma:

– 2,5% sobre o salário de abril pago retroativamente à folha de maio, a ser recebido no início de julho.

– 2,5% sobre o salário de julho, pago na folha de agosto, a ser recebido no início de setembro.

Continua depois da publicidade

– 3,75% sobre o salário de outubro, pago na folha de novembro, a ser recebido no início de dezembro.

– Como um percentual incide sobre o outro, o valor final de reajuste será de 9,002%.

– O reajuste do vale-alimentação virá no dia 20 de junho, também com a diferença retroativa a maio.

Confira os outros pontos que serão atendidos pela Prefeitura:

– Extensão da gratificação de Alta Complexidade para os servidores do setor de internação de Oncologia e também do ambulatório de Oncologia, do Hospital Minicipal São José.

Continua depois da publicidade

– Flexibilização do registro biométrico das intrajornadas dos agentes comunitários de saúde, tendo em vista a peculiaridade do serviço.

– Contratação de professores, em substituição daquelas efetivos que estiverem em licença superior a 30 dias.

– Regulamentação por decreto do prazo acordado para gozo da licença-prêmio.

– Regulamentação de lotação e transferência de servidor.

– Redução da jornada dos agentes administrativos lotados nas unidades escolares, de 8 para 6 horas diárias, a ser implantada no retorno do recesso letivo

Continua depois da publicidade

– Prosseguimento das discussões através da instalação de mesa permanente toda a primeira terça-feira de cada mês.

– Abono do dia da paralisação de 29 de maio, e abono do período matutino do dia 8 de junho.

– Ajuste na tabela do magistério relativo ao quinquênio, garantindo a progressão de 3%, conforme o plano de carreira.

– Garantia do vale-alimentação aos professores, em caso de substituição por hora termo, observando os módulos de 10, 20 e 30 horas.

Continua depois da publicidade

– Pontos facultativos acordados para 2016: 8 e 9 de fevereiro (Carnaval), 22 de abril (Tiradentes), 27 de maio (Cospus Christi), 28 de outubro (Dia do Servidor) e 14 de novembro (Proclamação da República).