Os servidores da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) decidiram começar uma paralisação na próxima segunda-feira.
Continua depois da publicidade
A decisão foi tomada em assembleia geral dos funcionários do órgão e de outras categorias representadas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual (Sintespe).
O encontro foi nesta quinta-feira, em frente ao Centro Administrativo, na Capital. Compareceram caravanas de todas as regiões de Santa Catarina com servidores da Saúde; Agricultura; Cultura, Esporte e Lazer; Justiça e Cidadania; Assistência Social , Biblioteca Pública, Departamento Estadual de Infraestrutura; e do Departamento de Transportes e Terminais, entre outros.
Uma comissão formada por integrantes de cada segmento entregou a pauta para o governo que consiste em cumprimento da data base, reposição das perdas salariais desde 2006 que somam 40% de perdas, isonomia das gratificações, melhoria no vale alimentação, e enquadramentos dos planos de cargos e salários que estão congelados.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, os agentes penitenciários e socioeducativos entregaram ao governo contraproposta com reivindicações como reajuste salarial de 20%, reajuste no benefício “atividade penitenciária” (espécide de taxa de risco) de 30% para 100% para servidores que trabalham dentro das unidades e de 35% para os que estão lotados fora.
A categoria permanece paralisada e garantiu a tranquilidade nas unidades prisionais e socioeducativas de SC por meio de liberação de visitas, banho de sol ou a entrada de produtos de higiene.