De pequenos a grandes negócios, os empresários catarinenses do setor industrial, comercial e de serviços buscam cada vez mais boas gestões, novas idéias para produtos e consciência dos recursos geridos pelas empresas.
Continua depois da publicidade
Agriness, de Florianópolis, combina software com método de gestão para os suinocultores
Todas as garrafas que saem da fábrica da Ambev em Lages são recicladas
O presidente da Federação das Indústrias do Estado, Glauco Côrte, avalia que a aquisição de novas máquinas é a prioridade para os empresários, que investem na atualização tecnológica do negócio, ponto forte para que sejam competitivos com outras empresas. O resultado para o cliente é a qualidade dos produtos oferecidos, o que projeta Santa Catarina para outros Estados e países.
Continua depois da publicidade
– Precisamos investir em educação dos trabalhadores, para que dominem novas tecnologias, e em inovação de produtos e processos para permanecer no mercado. É com estes dois fatores que vamos melhorar nossa competitividade.
No comércio, o desafio é adequar as tecnologias modernas para a venda de produtos e serviços à realidade de SC, onde 95% das empresas associadas à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC) do Estado são micro ou pequenas. Mas as mudanças não param na inovação.
O presidente da instituição, Sergio Medeiros, ressalta que há cinco anos os clientes começaram a questionar os empresários sobre a reciclagem de produtos tecnológicos, como computadores e celulares, e a solução foi criar um projeto de coleta destes materiais nos municípios catarinenses. O resultado da iniciativa são as mais de 300 toneladas de equipamentos reciclados nos quatro anos de projeto, que contou com a participação de 90 CDLs de SC.
Continua depois da publicidade
– O comércio tem uma participação muito forte nas comunidades. Os estabelecimentos, por estarem na ponta da economia e, por isso, em contato direto com o consumidor, acaba tendo a cara do município e o resultado é uma grande participação em ações como as sustentáveis.