Para quem gosta de observar o céu e se interessa por eventos astronômicos que vão além das chuvas de meteoros ou superluas, essa semana de agosto é uma boa oportunidade para sair de casa e torcer o pescoço para as estrelas. O destaque fica por conta da conjunção de Vênus e Júpiter, no próximo sábado dia 27, que chamará a atenção porque os planetas irão aparecer como uma única “estrela” no horizonte, logo após o pôr do sol.

Continua depois da publicidade

Acompanhe o blog do Puchalski para previsão do tempo

Leia mais notícias sobre Estilo de Vida e lazer

Os principais eventos astronômicos do ano

Continua depois da publicidade

Mas antes, ainda nesta terça-feira, os mais fanáticos poderão observar um curioso alinhamento no céu. A estrela Antares, da constelação de Escorpião, e os planetas Marte e Saturno estarão lado a lado. Quem olhar para o céu por volta das 19h, verá bem no centro um ponto luminoso vermelho e alaranjado (Antares), outro vermelho (Marte) e um mais amarelo (Saturno). Ao longo da noite os três astros se “deslocarão” para o horizonte no sentido Oeste.

Caderno Nós: O céu de José Brazilício de Sousa

— Na cultura grega antiga, Marte é conhecido como Ares, e deram a outra grande estrela vermelha do céu o nome de Anti Ares, seu inimigo. Mais tarde, o nome virou Antares — conta Adolf Stotz Neto, professor de astronomia do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Antares, Marte e Saturno estarão perto do horizonte Oeste por volta das 23h nesta terça-feira
Antares, Marte e Saturno estarão perto do horizonte Oeste por volta das 23h nesta terça-feira (Foto: Reprodução / Stellarium)

A conjunção de Vênus e Júpiter será visível a olho nu como uma grande “estrela” no horizonte. Ocorre que os dois planetas chamam a atenção por serem pontos luminosos no céu mesmo quando distantes um do outro. Vênus está próxima da Terra e tem quase o mesmo tamanho, já Júpiter é um gigante do Sistema Solar, por isso ambos são sempre vistos como grandes pontos no céu. Mas neste sábado eles estarão muito próximos um do outro sob o ponto de vista da Terra.

Continua depois da publicidade

Sonda Juno entra na órbita de Júpiter

Entenda como ocorre uma chuva de meteoros

Veja como são os eclipses lunares e acontecem as superluas

Para observar a conjunção é preciso se organizar para ver o pôr do sol, pois a partir desse momento será mais fácil observar os planetas, depois eles também se esconderão atrás da linha do horizonte. Entre 17h45min e 19h15min será o melhor momento para observar a conjunção.

Veja imagens da transição de Mercúrio em 2016

Acompanhe o calendário astronômico de 2016

Imagem do horizonte à Oeste logo após ao pôr do sol
Imagem do horizonte à Oeste logo após ao pôr do sol (Foto: Reprodução / Stellarium)

Não perca o espetáculo:

Espere o sol se pôr. Por volta das 18h30min já será possível visualizar Vênus e Júpiter no lado oeste ( na mesma direção onde o Sol se pôs).

Continua depois da publicidade

— Até dia 26, Júpiter se posicionará um pouco acima de Vênus. Não tem como confundir estes planetas por um motivo simples: Vênus é mais brilhante do que Júpiter. Passados mais 15 minutos (isto é, às 18h45min) já será possível observar Mercúrio um pouco à esquerda dos outros dois.

— Vale lembrar que as expressões ¿acima¿ e ¿à esquerda¿ são válidas para o ponto de vista do observador olhando para o poente. Um dos pontos altos do fenômeno será no sábado, 27 de agosto, quando Vênus e Júpiter estarão extremamente próximos um do outro.

— A olho nu os dois planetas quase se confundirão como um só astro. Atenção! Tal proximidade é apenas aparente, pois na realidade Júpiter estará quatro vezes mais longe da Terra do que Vênus.

Continua depois da publicidade

— Depois do dia 27 de agosto Vênus passará a se posicionar acima de Júpiter.

— Recomenda-se que as pessoas observem o fenômeno em locais com o poente livre de obstáculos. Ao longo da Ilha de Santa Catarina, os melhores locais para observação são: Ponta das Canas, Jurerê, Praia do Forte, Daniela, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Saco Grande, João Paulo, ao longo da Avenida Beira-Mar Norte, Morro da Cruz, Prainha, Costeira do Pirajubaé e Ribeirão da Ilha.

Locais para observação em Florianópolis:

Beira-Mar Norte

Em Florianópolis, o Núcleo de Estudos e Observação Astronômica — José Brazilício de Souza se reúne no Trapiche da Beira-Mar Norte, às 17h30min deste sábado para observar a conjunção. Alexandre Amorim, coordenador de observação do núcleo estará presente para tirar dúvidas.

Planetário UFSC

Todas as quartas-feiras, há telescópios disponíveis e sessão de planetário aberto ao público

Das 18h às 22h