A intenção do Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittran), ex-Conurb, era começar já nesta segunda-feira a notificar todos os motoristas que desrespeitarem o limite de duas horas em cada vaga do estacionamento rotativo, que permanecerá gratuito por tempo indeterminado.
Continua depois da publicidade
Mas os agentes de trânsito devem continuar com foco na orientação dos motoristas, como na quinta e na sexta-feira. O motivo: não houve tempo hábil para encomendar a confecção dos blocos de cartão de notificação. Nesta segunda, nenhum motorista foi notificado por desrespeitar o rodízio.
Segundo o diretor-presidente do órgão, Ivo Vanderlinde, os cartões foram contratados emergencialmente e serão entregues até o fim da semana. A Zona Azul está gratuita por consequência de uma decisão judicial que suspendeu o contrato com a concessionária. Segundo ele, por enquanto a percepção do Ittran é de que a população está respeitando o rodízio. No fim da semana, o órgão fará nova avaliação.
– Caso haja abuso, vamos multar – alerta Vanderlinde.
Continua depois da publicidade
A legislação permite multar qualquer pessoa que exceder em 50% o tempo-limite na Zona Azul. O Ittran destacou 20 agentes – dez agentes por turno para circular pelo Centro, onde há cerca de 1,7 mil vagas na Zona Azul. O número também não é suficiente para a tarefa, Vanderlinde reconhece.
– É o que dispomos no momento – afirma.
O Ittran hoje tem cerca de 70 agentes, responsáveis ainda por fiscalizar escolas e ruas. O concurso público feito em abril reservou 20 vagas para agentes. Mas a validade da seleção está sob análise do Ittran, uma vez que a Conurb foi extinta como figura jurídica. ?
O que fazer
– Não há necessidade do uso dos cartões, que estão com a venda suspensa.
– Vagas destinadas a deficientes, idosos e carga e descarga continuarão restritas e sujeitas a multas
Continua depois da publicidade
. – Quem tiver cartão do rotativo, deve guardá-los. Será feita troca posteriormente.