O falatório já estava grande ainda no final do ano passado, mas a cada dia que passa, o boato vem se confirmando. O tradicional desfile do bloco Berbigão do Boca pode não ocorrer neste Carnaval — justo quando completaria 25 anos de folia em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
A falta de apoio na infraestrutura, como banheiros públicos, segurança, entre outros, por parte da Prefeitura da Capital, deve impossibilitar a realização do bloco, explicou o próprio Boca, Paulinho Abrahan.
— A gente não quer dinheiro, para isso vamos atrás da iniciativa privada. Mas sem o apoio na infraestrutura, não tem como. Não podemos correr atrás de patrocínio se não temos certeza que vamos ter estrutura para a realização da festa — afirmou.
Segundo o fundador do bloco, com a falta de uma garantia por parte da prefeitura, já se perdeu até o desconto de 30% na compra de camisetas para o bloco. O desfile seria realizado em 17 de fevereiro — na sexta-feira que antecede do Carnaval e abrindo a programação 2017. A organização do bloco teria pouco mais de um mês para ajeitar tudo.
Continua depois da publicidade

— O prefeito tem outras prioridades, nós temos que entender, temos que respeitar. Mas sem apoio em infraestrutura acho muito difícil de o bloco sair —disse Boca, que confessou estar bastante desanimado com a situação.
Caso confirmado o cancelamento, está será a primeira vez que o colorido do Berbigão não fará a festa no Centro de Floripa. O Berbigão do Boca é patrimônio cultural imaterial do município desde 2011, quando o projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Florianópolis, o Governo Municipal irá ajudar na busca por parceiros na iniciativa privada, mas não disponibiliza de recursos para ajudar diretamente na festa.
Continua depois da publicidade
No ano passado, a falta de dinheiro já assombrava o Berbigão. Mas com a união das comunidades, a festa foi realizada e reuniu milhares do Largo da Alfândega.