Próximo às copas das árvores, histórias de todosos gêneros. Ficções, infantis e biografias se apresentam por entre as folhas, um convite à leitura para quem passa pela Praça Nereu Ramos, no centro de Criciúma. Neste sábado, a partir das 9h, integrantes do projeto Frutos do Conhecimento distribuem os 6,5 mil livros arrecadados durante a ação, todos de graça, para que o acesso à leitura seja ampliado.

Continua depois da publicidade

Frutos do Conhecimento inicia arrecadação de livros em Criciúma

Este já é o quarto ano em que o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) realizam a campanha. Funcionária do Sest/Senat, Vanessa de Carvalho Santiago aproveitou um dos sábados de folga para se dedicar à triagem e à embalagem dos livros. Os demais colegas também colocaram a mão na massa e se revezaram para que tudo ficasse pronto.

– No dia em que a gente entrega, as pessoas olham para aquele livro como se fosse um fruto do conhecimento. Muitos não têm condições de comprar, as crianças pegam os infantis como se fosse um brinquedo mágico – descreve Vanessa.

Continua depois da publicidade

Veja mais reportagens do movimento Criciúma, Aqui se Faz

Cerca de 50 voluntários se envolveram no processo e, na semana do Meio Ambiente, as atividades encerram com a ação na praça, em meio à natureza. Para o coordenador de promoção social do Sest/Senat, Jomar Patrick Arruda, o projeto é de todos e está à disposição para servir de inspiração para outras iniciativas.

– É muito gratificante. Para conseguir que esse projeto seja realizado tem que ter comprometimento, é para quem tem o social no sangue – resume Arruda.

Para facilitar a busca pelo livros, neste ano as doações estão separadas por gêneros. O movimentoCriciúma, Aqui Se Faz, daRBS TV, da Atlântida e do DC,foi um dos parceiros da iniciativa e, segundo Arruda, a visibilidade foi importante para que aumentasse o número de doações em 44%. Entre os livros recebidos nos pontos de coleta, pelo menos 100 exibiam o carimbo da campanha do ano passado, provando que a ideia de movimentar o conhecimento já começa a dar frutos.

Continua depois da publicidade