Compartilhar o prazer da leitura, realizar a troca de livros, fazer com que as palavras possam ser compartilhadas por ai. Como estímulo à leitura em Criciúma e na região, o projeto Frutos do Conhecimento chega ao seu quarto ano, além de manter vivos os princípios básicos que deram origem à campanha: reciclar, reutilizar e reaproveitar.

Continua depois da publicidade

Iniciativa do Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), a ação tem como parceiro este ano os veículos da RBS e o movimento Criciúma, Aqui Se Faz, que dá destaque e estimula as boas práticas. A arrecadação inicia hoje em nove pontos de coleta (veja abaixo), e se estende até o dia 20 de maio. Depois que é feita a triagem dos livros, eles serão dispostos para doação 4 de junho, na Praça Nereu Ramos.

— A partir da matéria-prima dos livros, que é a árvore, queremos fazer as pessoas lembrarem dessa origem. O que um dia foi árvore, se transformou em fruto de conhecimento, e elas vão poder colher esse fruto e levar para casa, gratuitamente — explica o coordenador de promoção social do SEST/SENAT, Jomar Patrick Arruda.

No início foram 750 livros, nos anos seguintes 2,7 mil, e 4,5 mil exemplares triados e aptos para doação. Agora, o objetivo é chegar aos 10 mil livros, meta ousada e que precisa do apoio da população para acontecer.

— Dependendo do volume que atingirmos, podemos ampliar a ação para outras cidades da região. Todo mundo tem um livro ou dois em casa que já leu a pode doar. Como fruto do conhecimento, queremos manter os livros em movimento e deixar o nosso povo ainda mais culto, saciando a fome de leitura — projeta Arruda.

Continua depois da publicidade

Pontos de coleta

Colégio Unesc – Av. Universitária, 1105 – Bairro Universitário

SEST/SENAT – Avenida Dilnei Luiz Piovesan, 300 – Cristo Redentor

Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC) – Rua Cel. Marcos Rovaris, 443 – Centro

RBS TV Criciúma – Rua Aristides Bolan, 1920 – Morro Cechinel

Supermercados MMRosso unidades Criciúma, Siderópolis e Sombrio.