Se você pretende aproveitar o Festival Brasileiro da Cerveja para saborear diferentes estilos da bebida, é importante levar em consideração alguns fatores. O Santa ouviu Gustavo Henrique Palhares de Miranda, um dos jurados do Concurso Brasileiro de Cervejas, que começa neste sábado em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Miranda é mestre cervejeiro diplomado em Berlim e sommelier de cervejas pelo SENAC/Doemens. Ele cita seis pontos importantes para tirar o melhor do evento:

1 – Comece a degustar as cervejas das mais leves para as mais encorpadas, das menos alcoólicas para as mais alcoólicas e das menos amargas para as mais amargas.

2 – Intercale as degustações com um copo de água. É importante para manter o corpo hidratado e não se deixar levar pela emoção de beber.

3 – Busque informações junto às marcas antes de beber. Informe-se sobre cada estilo, teor alcoólico e ingredientes como malte e lúpulo.

Continua depois da publicidade

4 – Quem não está acostumado a beber deve buscar cervejas mais refrescantes, com estilos mais leves, como Pilsen, Lager, American Lager e Weiss.

5 – Não troque a alimentação por cerveja. Coma antes de sair de casa e alimente-se nos intervalos.

6 – Se você optar por um prato mais gorduroso, como o Eisbein (joelho de porco), escolha cervejas mais amargas, como Pale Ale e Indian Pale Ale. Elas ajudam a quebrar a gordura. Caso opte por pratos mais leves, beba cervejas como Pilsen, Weiss e Lager, por exemplo.