A Vila Germânica transforma-se em um santuário da cerveja artesanal. A partir deste sábado 54 jurados de todo o Brasil e do exterior reúnem-se para degustar bebidas de diferentes estilos e aromas. O Concurso Brasileiro de Cervejas inicia às 14h no Eisenbahn Biergarten. As vencedoras de cada categoria e a cerveja mais bem avaliada serão conhecidas na terça-feira.

Continua depois da publicidade

A principal novidade deste ano é a inclusão da categoria experimental, destinada às cervejas que ainda não foram lançadas no mercado, mas já estão registradas. Ao todo, 158 concorrentes estão inscritas. Outra novidade é a cerveja brasileira (Brazilian Beer Style), um estilo criado para valorizar a variedade de ingredientes nacionais que podem ser adicionados à cerveja. Foram registradas 28 inscrições nesse segmento. Para concorrer à melhor entre todos os estilos, 487 cervejas estão no páreo.

– O mercado cervejeiro se prepara o ano inteiro para o concurso. Ser premiado significa ter visibilidade para as cervejarias e toda a cadeia de produção – explica o diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Enrico Bressiani.

::: Seis dicas para saborear vários tipos de cervejas

Nos bastidores, o trabalho foi intenso nos últimos dias para que tudo saia conforme o previsto pela organização do evento. Uma equipe formada por 40 pessoas dedica-se integralmente à organização do concurso.

Continua depois da publicidade

São os responsáveis por receber as cervejas, catalogá-las e marcar manualmente com códigos os 7 mil copos que serão usados para a degustação.

Bressiani explica que os jurados não podem saber o que estão experimentando, por isso recebem as bebidas em copos numerados. Eles ficam separados em grupos de três ou quatro pessoas e acomodados em 16 mesas.

Cada amostra de cerveja recebe uma nota por mesa. Serão avaliadas características como coloração, espuma, aroma, aspectos gustativos, texturas e defeitos. O trabalho começa na tarde de sábado e estende-se até a segunda-feira.

– Trabalhamos para manter a credibilidade. É um prêmio que quem ganha vai exibi-lo durante muito tempo pois as pessoas acreditam no concurso de Blumenau – afirma.

Continua depois da publicidade

A quarta edição do evento bateu recorde de inscrições com relação ao ano passado. São 1.469 rótulos inscritos, um acréscimo de 73% se comparado a 2015, quando se inscreveram 874. O número de cervejarias também cresceu: nesta edição serão 222 cervejarias participando do concurso, 63% a mais que no ano passado.