O presidente sírio, Bashar al-Assad, deve aplicar imediatamente o plano de seis pontos da ONU para terminar com o banho de sangue na Síria, declarou nesta quarta-feira no Kuwait o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Continua depois da publicidade

– Peço ao presidente Assad que cumpra com seus compromissos imediatamente. Não há tempo a perder – disse Ban em uma coletiva de imprensa.

Ban Ki-moon se referia à aceitação, por parte da Síria, do plano de seis pontos proposto pelo emissário internacional Kofi Annan.

A aceitação da Síria é “um passo inicial importante que pode por fim ao banho de sangue e à violência”, disse Ban, que fez uma escala no Kuwait antes de viajar ao Iraque, onde participará da cúpula árabe consagrada à crise síria.

Continua depois da publicidade

Ban disse que iria se reunir com “os principais dirigentes (árabes) em Bagdá para conversar com eles sobre como a ONU e os países da Liga Árabe podem trabalhar juntos para ajudar” Annan a aplicar o plano de seis pontos.

O plano contempla o fim de qualquer forma de violência armada por todas as partes sob supervisão da ONU, a entrega de ajuda humanitária a todas as zonas afetadas pelos combates e a libertação das pessoas detidas de forma arbitrária. Já o governo sírio afirmou nesta quarta-feira que rejeitará qualquer iniciativa que venha da cúpula da Liga Árabe, que será realizada em Bagdá.