Ao mesmo tempo em que vive a expectativa do começo das obras da BMW em Araquari, a região Norte de Santa Catarina ganha destaque nacional pela possibilidade de atrair mais uma montadora alemã de luxo. Representantes da Mercedes-Benz já estiveram duas vezes na região e, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Paulo Bornhausen, garantem que, se for em SC, a fábrica vai ser construída no Norte.

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De acordo com Bornhausen, a Mercedes-Benz já analisou 12 terrenos entre Garuva e Barra Velha. Quatro destas áreas ficam em Joinville. Grupos técnicos estiveram na região duas vezes: a primeira no dia 19 de abril e a segunda em 1º de maio.

A região Norte do Estado disputa a fábrica com Minas Gerais (Juiz de Fora), São Paulo e Rio de Janeiro. A expectativa do secretário é de que a resposta sobre a permanência de SC na disputa seja anunciada ainda neste mês.

– Não somos favoritos, mas estamos competindo bem -, diz.

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Se o Estado ficar na disputa, vai receber uma terceira visita da Mercedes, desta vez mais “qualificada e decisiva”, segundo Bornhausen. A decisão da montadora deve sair em 90 dias, segundo o secretário.

– Eles têm pressa para poder entrar no Ivoar-Auto. Para poder se qualificar ao regime, precisam ter o terreno comprado e licenciado. Sem isso, não conseguem enquadramento -, explica Bornhausen.

O secretário diz ainda que, por causa dos benefícios do regime federal, os concorrentes diretos da Mercedes (montadoras do setor premium como a BMW) são quatro vezes mais competitivas do que eles no País.

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– A Mercedes já analisou terrenos, legislação e programas de incentivos. Estamos bem preparados. Com o motor quente. A equipe do Inovar-Auto do governo do Estado está preparada -, garante Bornhausen.

No próximo dia 13, o secretário embarca com o governador Raimundo Colombo para a Alemanha. Eles participam de uma visita à BMW, em Munique, e depois partem para Stuttgart, onde fica a sede da Mercedes.

Namoro antigo com a região

A primeira vez que o Norte do Estado esteve bem perto de receber uma fábrica de carros foi em 1995. Era o segundo mandato de Wittich Freitag como prefeito de Joinville. Executivos da Mercedes-Benz conheceram diversos terrenos na região. O mais interessante era uma área em Pirabeiraba. Fizeram sondagens. E abandonaram a ideia para apostar na construção da fábrica do automóvel Classe A, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O investimento era de US$ 800 milhões.

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O então presidente do Ippuj, Murilo Carvalho, chegou a viajar a Juiz de Fora para conhecer a cidade, suas vantagens competitivas e tentar demonstrar à empresa que Joinville tinha condições logísticas e de infraestrutura mais adequadas. Não foi possível. Juiz de Fora tinha um distrito industrial pronto, com ramal de gás natural recém-instalado, a rodovia BR-040 (Rio-Brasília) passava ao lado e já havia ferrovia atrás do complexo empresarial.