A BMW, que confirmou a instalação de uma montadora em Araquari no último dia 8 ao assinar o protocolo de intenções com o Estado, já tem o cronograma dos próximos passos para a instalação da fábrica.
Continua depois da publicidade
A publicação do estudo de impacto ambiental e do relatório de impacto ambiental (EIA-Rima), elaborado pela empresa terceirizada Environ Brasil Engenharia Ambiental e entregue à Fundação do Meio Ambiente (Fatma) há poucos dias, aponta quais atividades serão realizadas no terreno de 492.750 m² às margens da BR-101.
Com a licença da Prefeitura de Araquari para a terraplenagem, a expectativa é de que as máquinas que vão fazer limpeza e nivelamento da área comecem a operar até a próxima semana. Enquanto isso, a Fatma se prepara para marcar a audiência pública para tratar do projeto, a ser realizada dentro de cerca de um mês.
A partir do resultado desta reunião com a população local, a instituição agilizará a licença ambiental prévia (LAP). Com a LAP em mãos, a BMW poderá engatilhar todos os serviços que serão necessários para iniciar as obras do parque fabril de 10 mil m² – parte de um total de 252.520 m² de área construída -, mas não estará autorizada a começar a construção.
Continua depois da publicidade
A liberação virá com a licença ambiental de instalação (LAI), que deve sair cerca de seis meses após a expedição da LAP. Pelo cronograma que consta no EIA-Rima, a multinacional já está preparada para os prazos do órgão ambiental. As obras do primeiro setor a ser construído, o de pintura, estão previstas para setembro deste ano.
O relatório dos impactos que o investimento de R$ 1 bilhão vai causar na região traz a confirmação da produção de 32 mil veículos por ano para abastecer a demanda nacional.
A fábrica vai gerar, somados entre empregos diretos e indiretos na unidade e no setor da construção civil, 31.470 oportunidades de trabalho. Estas vagas serão ocupadas ao longo dos próximos 30 meses, já que a previsão para o início da produção de veículos é para outubro de 2015.
Continua depois da publicidade