O secretário de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, Leandro Lima, afirmou que todas as unidades do Estado já estão em alerta após a tentativa de invasão na Penitenciária Industrial de Joinville. Durante a madrugada, um grupo armado tentou invadir a unidade e um homem foi morto após troca de tiros. A declaração foi durante entrevista à rádio CBN Diário, de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário, todas as unidades devem estar o tempo inteiro de prontidão para situação como essa, mas uma ação com um impacto significativo como a ocorrida em Joinville faz com que se tenha atenção redobrada. No entanto, reforçou que todas as unidades estão com funcionamento normal.
Tentativa de invasão ou resgate?
Leandro Lima também disse que a ação registrada na Penitenciária ainda não pode ser considerada uma tentativa de resgate. No entanto, a Polícia Militar trabalha com a suspeita inicial de que eles iriam resgatar um detento. A suspeita foi confirmada também pelo juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execuções Penais de Joinville.
— O que sabemos é que houve uma tentativa de invasão. Por enquanto, não é uma tentativa de resgate. Nossas equipes estão apurado o que aconteceu — disse o secretário, em entrevista à rádio CBN Diário, de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Relação com queda do helicóptero
O secretário ainda afirmou que é cedo para negar ou afirmar se há relação da tentativa de invasão desta segunda-feira com a tentativa de resgate de um preso que resultou na queda de um helicóptero em março deste ano. Naquela ocasião, um grupo planejou retirar o preso Paulo Henrique Artmann dos Santos, conhecido como Calango, da Penitenciária Industrial.
— É necessário um pouco mais de tempo para que a investigação avance e se possa chegar a uma conclusão mais determinante — concluiu.
Leia mais: