O juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execução Penal de Joinville, esteve na Penitenciária Industrial durante a manhã desta segunda-feira. Ele foi conferir a situação após a tentativa de invasão ocorrida na madrugada. Segundo ele, tudo está sob controle e dentro da normalidade dentro da unidade.
Continua depois da publicidade
— Os próprios detentos estão tranquilos, dentro das suas celas, sem anormalidade ou contingência — ressaltou.
Em um primeiro momento, os detentos não saíram para os trabalhos industriais dentro da unidade, exatamente em razão da segurança externa. De acordo com Buch, não há necessidade de revista interna na unidade porque o fato aconteceu do lado externo e, dentro da penitenciária, há muito segurança e controle em todas as barreiras.
Invasão seria para resgatar preso
Ele confirmou que a Polícia Militar repassou informações de que a tentativa de invasão seria para resgatar um detento da penitenciária, mas ainda haverá um levantamento mais aprofundado para saber outros detalhes.
Continua depois da publicidade
O juiz vai acompanhar o caso e exigir um relatório de tudo que aconteceu. No entanto, reforçou que sua atuação é no controle do sistema interno para garantir que tudo continue dentro da normalidade e conforme a lei.
Leia mais:
Grupo armado tenta invadir Penitenciária de Joinville
Veja mais fotos: