Com o primeiro caso de dengue confirmado em Blumenau, a Secretaria de Saúde está convocando os moradores para ações de combate à doença na cidade. Limpeza de terrenos ocupados ou não, retirada de lixo e recipientes que podem ficar com água parada são algumas das medidas orientadas. Para intensificar o combate e ajudar no controle, a Secretaria também está elaborando uma capacitação para os 221 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que visitam as residências.
Continua depois da publicidade
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Weise, as medidas visam evitar que o alto número de casos encontrados em Itajaí se espalhe para o Vale.
– Apesar de Blumenau estar à frente no Estado em relação ao combate à dengue, é importante lembrar que Itajaí é um município vizinho. Neste período do ano há uma circulação expressiva de pessoas que chegam aqui e outras que saem de Blumenau para o litoral. Por isso, pedimos uma participação ativa da população no apoio ao combate da dengue, além de reforçar os cuidados em casa – explica Eduardo.
A equipe de combate à dengue em Blumenau mantém 1050 armadilhas para coleta do mosquito aedes aegypti espalhadas pela cidade, em pontos como ferros-velhos, transportadoras, cemitérios e borracharias.
Além de convocar a população, a Secretaria de Saúde reforça que as pessoas com gripe ou sintomas semelhantes à gripe devem se dirigir às unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade para atendimento. Os casos suspeitos serão tratados como prioridade.
Continua depois da publicidade