A Vigilância Epidemiológica de Blumenau confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de dengue do ano na cidade. O paciente veio do Espírito Santo para trabalhar aqui já infectado. Outros nove casos aguardam confirmação.

Continua depois da publicidade

– Tanto o caso confirmado com a doença como os suspeitos não desenvolveram a dengue no município – afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Ivonete dos Santos.

Segundo a diretora, como forma de prevenção, a Vigilância montou bloqueios e armadilhas na região Central, onde o paciente com dengue reside, para evitar que um mosquito o pique e transfira a doença a outras pessoas.

Nesta semana dois novos focos do mosquito passaram a ser monitorados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. No total, 12 focos estão sendo inspecionados pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

– O objetivo é intensificar a ação em transportadoras e mercados e evitar que o mosquito venha de carona de outros estados, por exemplo. / No ano passado dois casos foram confirmado em Blumenau, ambos de pacientes que foram picados fora da cidade.

Continua depois da publicidade

Leia mais

:: Vale do Itajaí intensifica prevenção à dengue

:: Número de focos do mosquito transmissor da dengue aumentou 865% nos últimos três anos

Serviço

Denúncias de água parada em terrenos baldios podem ser feitas pelo telefone (47) 3381-7700. Dúvidas sobre como prevenir a proliferação do mosquito podem ser tiradas através do telefone (47) 3381-7774.

Durante o verão as piscinas, fixas e móveis, são pontos de constante atenção dos moradores. A principal orientação é de que a água seja mantida limpa e clorada. A limpeza deve ser feita a cada sete dias.