A partir da próxima segunda-feira, a Secretaria da Saúde de Joinville inicia a utilização do Sistema Integrado de Gestão. Com a implantação dessa ferramenta, todas as informações sobre os prontuários de atendimentos das pessoas que procuram as unidades da rede pública municipal serão integradas.
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Por meio desse modelo, segundo a Prefeitura, será possível fazer um levantamento mais preciso dos atendimentos prestados a determinada pessoa, com informações dos medicamentos prescritos e os encaminhamentos feitos no serviço. A gestão municipal acredita também que a nova ferramenta de gestão vai evitar que não sejam realizados processos repetidos. Além disso, vai reduzir custos operacionais.
A secretária de saúde Francieli Schulztz falou em fevereiro deste ano sobre a importância do sistema para a redução do retrabalho e das despesas.
A Secretaria da Saúde está em fase final de capacitação dos servidores no uso desse sistema. Porém, como é uma novidade, poderá ocorrer algumas demoras pontuais nos atendimentos por causa do processo de adaptação da ferramenta.
— Como é uma implantação nova, haverá momentos que se terá uma demora maior no atendimento, devido à transição de sistema. Julho será um mês importante para que a comunidade tenha um pouco mais de paciência no atendimento. Para agosto ou setembro o atendimento volta a ser normalizado — observa o gerente em Saúde e presidente da comissão responsável pelo novo sistema, Mario Brucheimer.
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Vantagens
No sistema poderá ser visualizado o caminho do munícipe na rede de saúde, desde o momento da entrada na rede municipal de saúde até a hora da alta. Além disso, apresenta uma série de outras vantagens:
– Vai eliminar muito papel e retrabalho (uso do tablet e sistema georreferenciado).
– Prontuário Eletrônico do Paciente (segurança, suporta a decisão do médico, evita duplicidade de receita e medicamentos, maior controle).
– Autenticação de atestados emitidos (segurança para a comunidade empresarial).
– Regulação de consultas, procedimentos e transporte de pessoas (otimização de recursos, gerenciamento de oferta e capacidade instalada, lista de espera em portal da transparência, priorização por critério clínico).
– Gerenciamento de medicamentos e materiais (controle de validade, controle de ponto de reposição e processo de compra).
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– Integração laboratorial (elimina retrabalho e gera economicidade).
– Integração com sistema do Ministério da Saúde (segurança garante prestação de contas).
– Cadastro de pessoas com deficiência (possibilidade de conhecer e estabelecer políticas públicas).
– Business Inteligence (visão gerencial).