Desde o último domingo, 42 deslizamentos de terra foram contabilizados pela Defesa Civil em Santa Catarina. Essa é a ocorrência mais registrada pelo órgão estadual, seguido por inundação (26), chuva intensa (15), enxurrada (11), alagamento (10), e vendaval (1). Apenas no Vale do Itajaí, por exemplo, houve aproximadamente 150 pontos de deslizamentos e vários outros em rodovias da região.

Continua depois da publicidade

A secretário adjunto da Defesa Civil de SC, Fabiano de Souza, reforça a necessidade de precaução em relação a esse evento, já que o risco de vida está associado.

— O risco de deslizamento existe e com a chuva a situação aumenta. Mesmo que dê uma trégua, as pessoas precisam ficar atentas aos sinais que o terreno mostra, como por exemplo inclinação de postes e rachaduras. Ainda, é preciso que acompanhem os alertas da Defesa Civil SC e a previsão do tempo no site da Epagri/Ciram — orienta.

Na manhã desta terça-feira, um desses escorregamentos foi observado no bairro Costa e Silva, em Joinville — região pouco afetada pela última onda de chuvas em Santa Catarina até o momento. A Defesa Civil, nesse sentido, afirma que as localidades de maior risco para esse tipo de ocorrência são o Vale, o Oeste e a Serra do Estado.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra

Confira a cobertura das chuvas em Santa Catarina

Chuva em SC: confira o número de pessoas atingidas, escolas sem aula, situação dos rios e barragens

Sobe para 27,6 mil o número de pessoas afetadas pela chuva em 89 cidades de Santa Catarina

Com a situação mais crítica da Serra, Lages tem 12 bairros afetados e 270 pessoas desabrigadas pelas cheias

Deslizamento de terra interdita a rua dos Suíços em Joinville

Defesa Civil monitora situação dos rios no Planalto Norte de SC

“Barragens cumpriram um papel importante”, diz Colombo em reunião com Defesa Civil

Em Blumenau, rio atinge 8,39 metros na 9ª medição consecutiva com elevação do nível