A Secretaria de Estado da Defesa Civil divulgou na manhã desta terça-feira, 6, que 27.675 mil pessoas foram afetadas pela chuva em 89 cidades de Santa Catarina. Até a noite de segunda-feira, eram 10.127 afetados. Entre eles, 2.093 pessoas estão em abrigos públicos. As regiões mais atingidas são o Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Oeste catarinense. Mais de 80 mil alunos tiveram as aulas suspensas nesta terça-feira, em 160 escolas públicas da rede estadual.
Continua depois da publicidade
A cidade com situação mais crítica na manhã desta terça-feira é Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, com 21 abrigos ativados atendendo 739 moradores, o maior número do Estado. Na medição das 9h, o nível rio Itajaí-Açu estava em 10,88 metros na cidade. A barragem de Ituporanga tem cinco comportas abertas no momento e há 1,89 metro de água vertendo. Já a barragem de Taió está com uma comporta aberta e três fechadas, também com o canal extravasor fechado.
Na Serra catarinense, o município mais atingindo pela chuva foi Lages, que tem sete abrigos com 318 pessoas. A quantidade de chuva em duas semanas na cidade foi o equivalente a mais de três meses. Desde quinta-feira a cidade decretou situação de emergência. Segundo assessoria de comunicação da Defesa Civil de Lages, desde 2011 Lages não registrava uma cheia tão intensa como essa.
Leia também:
Continua depois da publicidade
Confira a cobertura das chuvas em Santa Catarina
Deslizamento de terra interdita a rua dos Suíços em Joinville
Defesa Civil monitora situação dos rios no Planalto Norte de SC
“Barragens cumpriram um papel importante”, diz Colombo em reunião com Defesa Civil
Em Blumenau, rio atinge 8,39 metros na 9ª medição consecutiva com elevação do nível