O painel SC Que Dá Certo, realizado pela RBS TV na noite desta terça-feira, em Criciúma, destacou o segmento da indústria de plásticos descartáveis, o premiado mercado de mel e a tradicional fabricação de cervejas. Empresários e interessados pelo tema lotaram o auditório da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para conferir os segredos do sucesso de três painelistas com habilidades empreendedoras e histórias inspiradoras.
Continua depois da publicidade
Sucesso é compartilhado em painel na série SC Que Dá Certo
O engenheiro Clóvis Cortesia, que atua há cinco anos como diretor comercial no Grupo Copobras e Incoplast, abriu a rodada de conversa e enfatizou a importância da preparação para alcançar o destaque nos negócios. Ele contou sobre as estratégias da corporação para o momento de transição do modelo corporativo familiar, com quatro acionistas, que está na terceira geração, para a profissionalização de gestão.
Cortesia avaliou que a ação mobilizou de forma positiva os funcionários da empresa, que concentra um quadro com 3 mil colaboradores.
Continua depois da publicidade
— Funcionou como um chamado para a participação dos funcionários e conseguimos o envolvimento deles neste processo. Também investimos em trabalhar pelas competências e desenvolvimento das lideranças das pessoas —, analisou.
Fórum debate a Santa Catarina que dá certo
A indústria matriz está localizada em São Ludgero, no Sul de Santa Catarina, e atende 8 mil clientes, no que co-participa por meio da embalagem da constituição de outros produtos. O grupo está presente com fábricas espalhadas em seis estados do país, completou 46 anos, e carrega desde a fundação a essência da inovação.
— Somos uma família e uma grande empresa que faz diferente. Assim como o fundador Aloisio Schlickmann, temos que inovar sempre, pois ficar parado é o mesmo que admitir voltar no tempo —, disse.
Continua depois da publicidade
O diretor de exportação e engenheiro Tarciano Santos Silva, da Prodapys, localizada em Araranguá, no Sul catarinense, falou sobre os desafios da maior empresa exportadora de mel do país e também sobre o valor da busca para alcançar as conquistas no empreendimento. Ele trouxe para o debate como modelo de organização a própria cadeia produtiva que envolve as abelhas e também depende dos pequenos apicultores.
— Somos orgulhosos porque agregamos valor no produto e principalmente mantemos as atividades sustentáveis e a rentabilidade. Além disso, beneficiamos muitas famílias com emprego e renda, oferecemos treinamento com especialistas internacionais para os produtores e disponibilizamos o acesso a tecnologia —, destacou.
A empresa traz como diferencial a seleção variados tipos de mel para atender a demanda dos diferentes mercados internacionais.
Continua depois da publicidade
— Investimos na seleção genética das abelhas rainhas, na qualidade, certificações de orgânicos, de segurança alimentar, de rastreabilidade, para conseguir diferenciais no crescimento —, ressaltou.
A Prodapys, que começou em 1977 em uma casa de madeira é a maior exportadora de mel do Brasil, desde 2008. Em 2014, teve seu melhor ano com mais de 6 mil toneladas de mel exportadas. A empresa recebeu em eventos realizados na Austrália, Ucrânia e Coreia do Sul, medalhas como melhor mel do mundo. Além dos compostos de mel, a empresa trabalha com uma linha completa de cosméticos.
A persistência foi a chave para alcançar o sucesso segundo Abrahão Paes Filho, sócio-proprietário da Cervejaria Santa Catarina, de Forquilhinha. Ele contou que foi preciso acreditar nos potenciais dos sonhos até mesmo quando os seus próprios negócios fecharam e faliram.
Continua depois da publicidade
Para o empreendedor, para conseguir transformar o que chamou de “pulos dos gatos” em saltos para o futuro de um leão foi necessário passar por desafios que envolveram até mesmo um comportamento de demanda por questões culturais.
Paes Filho viajou e fez pesquisas no exterior antes de investir no setor de empresas artesanais. Na época, era grande a dúvida entre fabricar alimentos ou bebidas. Em 2006, o empreendedor decidiu fabricar choppes e cervejas e, no ano seguinte, foi oficialmente registrada a Cervejaria Santa Catarina, que produz a marca Saint Bier, uma das marcas de referencia no estado por conta da qualidade e inovação na arte da fabricação de cervejas.
Próximos painéis
Os painéis, que já passaram por outras três cidades do Estado, têm as próximas escalas em Chapecó, no dia 13 de setembro, e em Lages, no dia 27 de setembro. A série de ações da RBS TV ocorre com o oferecimento da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro).
Continua depois da publicidade