Aumentou para cinco o número de focos de mosquitos da dengue identificados em Joinville em 2013. Mais dois focos foram encontrados no bairro Floresta, que já regista as demais ocorrências de larvas do Aedes aegypti encontradas no início do mês de janeiro.

Continua depois da publicidade

O Programa de Controle à Dengue, da Secretaria de Saúde, realiza um monitoramento nas residências da região para identificar possíveis novos focos e para evitar a contaminação de outros locais. Dos cinco focos do mosquito identificados no bairro, dois deles estavam em armadilhas implantadas pelo Programa de Controle à Dengue e os outros três estavam em propriedades particulares.

As larvas foram encontradas em um tonel para construção (entulho), dentro de um balde e em um pratinho para vaso de plantas.

– Mesmo com o constante monitoramento e com o trabalho de conscientização do Programa de Controle à Dengue, ainda encontramos estes tipos de casos, por isso a população deve ficar atenta – relata Jeane Vieira, gerente da Unidade de Vigilância em Saúde.

Continua depois da publicidade

Para conseguir detectar o foco do Aedes aegypti são instaladas armadilhas e quando um foco é identificado a equipe do Programa de Controle à Dengue faz uma vistoria em todas as residências que ficam num raio de até 300 metros da armadilha principal.

No total, 1.680 armadilhas estão espalhadas pelo município. Durante o ano passado, 112 focos do mosquito foram encontrados na cidade.