O ano de 2012 encerrou com 112 focos do mosquito da dengue em Joinville. Segundo o Programa de Controle à Dengue, é a maior soma anual já registrada. As últimas larvas do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue – foram detectadas pelos agentes durante a escala de plantão realizada no final de dezembro durante o recesso da Prefeitura Municipal.
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Saúde contabilizou 72 focos em 2011, 80 focos em 2010, enquanto em 2009 houve apenas 43 larvas do mosquito da dengue detectadas.
O bairro Floresta, que registrou 19 focos do Aedes aegypti no ano passado, a maior incidência entre os bairros de Joinville, está recebendo um monitoramento mais intensivo. Com as recentes chuvas, a orientação é de que os moradores redobrem os cuidados com a água parada evitando a proliferação de larvas do mosquito da dengue.
Um dos locais mais propícios para o desenvolvimento do mosquito da dengue são pneus, principalmente os sem uso ou que estão em veículos que não circulam mais. Os joinvilenses também têm de estar alerta com água parada em qualquer recipiente como calhas, garrafas, lixeiras, caixas de água e tonéis destampados. Encher de areia os pratinhos dos vasos de plantas é outra ação que ajuda a evitar a dengue.
Continua depois da publicidade