A Polícia Militar resgatou na manhã deste domingo, 20, um boi que teria participado de farra em Itapema, no litoral Norte de Santa Catarina. O animal foi encontrado na rua Austrália, no bairro Cachoeira. Ninguém foi detido.
Continua depois da publicidade
Polícia investiga morte de homem em farra do boi em Bombinhas
Rafael Martini: Farristas usam o WhatsApp para marcar farra do boi e burlar a lei
Com o registro dessa ocorrência, já são três possíveis casos de farra do boi em Santa Catarina somente nesse fim de semana que antecede o feriado de Páscoa. Um deles, em Florianópolis, está sendo investigado pela Polícia. E o outro, em Governador Celso Ramos, aconteceu na madrugada de domingo.
Continua depois da publicidade
Pena chega a um ano de cadeia
Desde 1997 a farra do boi foi proibida no Brasil, e os responsáveis podem ser punidos e presos, mesmo que o animal não seja ferido. A ação é prevista na Lei Federal 9.605/98 que determina pena de três meses a um ano de detenção, e ampliada em um terço nos casos de morte do boi.
Polícia Militar e Ministério Público lançam ação contra a farra do boi no litoral
O promotor de Justiça Paulo Antônio Locatelli, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, explica que as ocorrências encaminhadas pela PM podem ir parar na Justiça.
— A pena poderá ser dada pela prática do crime de maus tratos aos animais, e até virar um denúncia com outros crimes, como formação de quadrilha e oferecer risco a vida e saúde. O crime de maus tratos aos animais prevê uma pena de 3 meses a 1 ano de detenção, sendo aumentada em um terço nos casos de morte do boi.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense
2015
— 40 casos
— 5 bois apreendidos
— 6 pessoas detidas
2014
— 65 casos
— 17 bois apreendidos
— 37 pessoas detidas