O número de casos de dengue cresceu 17% e saltou de 1.883 para 2.204 na última semana em Santa Catarina. Os casos autóctones, contraídos dentro do Estado, ainda são a parcela mais significativa, são 1.997, sendo que 1.561 foram em Pinhalzinho, no Oeste do Estado. O município responde por 78% dos casos autóctones. Além disso, 1.466 casos seguem em investigação em SC. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).

Continua depois da publicidade

Até o momento existe confirmação de transmissão autóctone de dengue em 19 municípios de Santa Catarina: Balneário Camboriú, Bom Jesus, Caibi, Chapecó, Coronel Freitas, Descanso, Itajaí, Itapema, Itapoá, Maravilha, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Serra Alta e Xanxerê.

Em relação aos focos do mosquito Aedes aegypti, em 2016, até o dia 26 de março, foram identificados 3.504 focos, em 119 municípios. Neste mesmo período em 2015, tinham sido identificados 3.180 focos em 85 municípios.

Governo de SC confirma que morte de professor foi provocada por dengue grave em Chapecó

Continua depois da publicidade

Sobre a febre de Chikungunya, são 22 casos no Estado, todos importados. Já o zika vírus tem 17 casos, também todos importados.

Municípios infestados

Atualmente, há 34 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Na última semana, o município de Santo Amaro da Imperatriz foi incluído na lista por infestação no bairro de Varginha.

Entenda a diferença entre dengue comum e grave

Dos 34 municípios, 30 implantaram a sala de situação municipal. Os municípios de Bom Jesus e Descanso ainda não informaram sobre a implantação da sala, e Santo Amaro da Imperatriz esta sendo orientado para implantação da mesma. Esses municípios foram orientados a iniciar os ciclos de visitas a todos os imóveis existentes nas áreas infestadas e a repassarem informações diariamente à Sala Estadual sobre as ações realizadas.

Continua depois da publicidade