O Globo Repórter (Globo/NSC TV) desta semana vai apresentar o Brasil que vive em paz. Destacará cidades onde a violência é uma realidade distante e outras que conseguiram mobilizar moradores e instituições para conter o avanço do crime. Duas são catarinenses, ambas no Vale do Itajaí: Brusque, que tem a menor taxa de mortes violentas do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, e Dona Emma, onde os moradores ainda vivem com portas e janelas abertas.
Continua depois da publicidade
O programa tem como base o Atlas da Violência de 2018 produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento mostra que 28% dos municípios brasileiros não registraram nenhuma morte violenta em 2016, ano em que o levantamento foi realizado. Cerca de 10 milhões de brasileiros vivem nessas cidades pequenas e médias onde o sossego ainda é a regra.
E a equipe da reportagem da NSC TV vai mostrar como Brusque consegue manter a paz apesar de ter tido um dos maiores crescimentos populacionais do Brasil em uma década. Conforme o programa, um dos segredos é a confiança e o bom relacionamento que os moradores têm com a polícia.
Já Dona Emma é uma daquelas cidadezinhas catarinenses onde todo mundo se conhece, dá bom dia e não faltam emprego e tranquilidade. Por isso, mulheres de cinco gerações da família Silva nem pensam em sair de lá.
Continua depois da publicidade
Confira nesta sexta-feira, 15 de junho, no Globo Repórter “Cidades da Paz”, com reportagem de Ricardo von Dorff, imagens de Jean Carlos, Fabiano Souza e Gito Rossi, apoio técnico de Jhonathan Martins e produção de Ana Beatriz Azevedo.
Confira notícias da Grande Florianópolis
Saiba tudo da Copa do Mundo com o Vai, Brasil
Leia também:
A história do precursor do comércio na Fortaleza da Barra, em Floripa
Percussionista mais conhecido do Ribeirão da Ilha, na Capital, comemora 80 anos