Se, por um lado, a cobertura de esgoto em Joinville ainda tem muito o que avançar para chegar perto da média nacional (48,29%), por outro lado, a projeção de ampliação da rede para os próximos três anos indica que o alcance do tratamento pode mais do que dobrar na cidade se comparado a 2010, quando a cobertura era de 16%.

Continua depois da publicidade

Hoje, a extensão da rede de esgoto atende a 22,54% das moradias no município. O número já representa um avanço em relação aos dados do ranking divulgado esta semana pela ONG Trata Brasil, que analisa o saneamento básico nas cem cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes.

Como a lista considera os dados de 2012, com base em informações do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, Joinville aparece no ranking com 19,37% de cobertura, ocupando apenas a 72ª colocação.

Blumenau está em 77º lugar (7,22% de cobertura) e Florianópolis, a 43ª posição (53,11% de cobertura).

A projeção da Companhia Águas de Joinville é de que a cobertura de esgoto na cidade praticamente dobre nos próximos anos. Em 2014, nove mil imóveis já receberam autorização para se conectarem à rede de coleta e outras 15 mil residências estarão autorizadas a fazer a conexão até o final do ano. A meta é elevar a rede para 32,1% das casas até dezembro. Em 2015, a meta será de 32,8%. Para 2016, a projeção é ampliar a rede para 34,1%. Espera-se que, até o fim de 2017, a cobertura do esgoto em Joinville alcance 40,39% das moradias. No ano passado, Joinville ocupava a 85ª posição do mesmo ranking. Dois anos atrás, a cidade ficou em 81º lugar na lista que considerava os dados de 2010 e apontavam que apenas 16% das moradias do município eram atendidas pelo serviço de esgoto.

Continua depois da publicidade

Conscientização é fundamental

O gerente de esgoto da Águas de Joinville, Cristian dos Santos, alerta para os problemas que uma ligação errada de esgoto pode causar. Segundo ele, para que o sistema funcione é preciso haver conscientização dos moradores.

_ A rede de esgoto não deve receber água da chuva. Isso faz com que o esgoto volte para as casas, principalmente aquelas que ficam em regiões mais baixas _ diz Cristian.

Ele ressalta que a tubulação de esgoto dentro da propriedade é de responsabilidade do morador.

_ É importante que a ligação seja feita por um profissional qualificado _ alerta.

A Águas de Joinville assumiu a fiscalização das ligações e, quem não estiver corretamente conectado, pode ser punido com multa.

Segundo o gerente da autarquia, a utilização correta da nova rede traz grandes avanços para a cidade, além de preservar do meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Mais

Para saber detalhes sobre como fazer corretamente a ligação de esgoto em sua casa procure uma das unidades de atendimento da Águas de Joinville ou ligue para o 115.