O Instituto Trata Brasil divulgou nesta quarta-feira um levantamento sobre a coleta e tratamento de esgoto nas 100 maiores cidades do Brasil, com dados do Sistema Nacional de informações de Saneamento (SNIS) de 2012. Três cidades catarinenses estão na lista – Florianópolis, Joinville e Blumenau. Segundo a pesquisa, o Estado tem a sexta pior coleta de esgoto (14,59%) e a décima pior tratamento de esgoto (21,35%) do país.
Continua depois da publicidade
? Confira outras notícias do DC
Continua depois da publicidade
Joinville e Blumenau aparecem entre as cidades com a pior coleta de esgoto, enquanto Florianópolis é a nona colocada entre as capitais brasileiras, mas na classificação geral aparece em 43º. Porém, em quase dois anos – a pesquisa considera dados de 2012 -, as três cidades aumentaram os investimentos e projetam uma melhor cobertura de esgoto a curto prazo.
Na Capital, a cobertura não foi ampliada no último ano, isso porque as obras ainda estão em andamento. O investimento é de R$ 389 milhões e as obras devem terminar em 2017, segundo previsão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A estimativa é que a cobertura de esgoto aumente para 75% em três anos.
– Em 2014 terminamos as obras em Capoeiras e Abraão. Depois Itacurubi e Jurerê. Em setembro, começam as obras na Lagoinha e, no ano que vem, no Sul da Ilha – explicou o gerente de construção da Casan, Fábio Krieger.
Continua depois da publicidade
Outra ação da Casan em Florianópolis é o programa “Se liga na rede” que está fiscalizando as residências para descobrir aquelas que não estão ligadas e estimar um prazo para corrigir o problema.
Além do programa e do investimento em saneamento a Casan também está fazendo uma nova unidade de tratamento na estação do Morro dos Quadros, em Palhoça, e mais duas adutoras, uma no Continente e outra na Ilha, investindo R$ 58 milhões. (Colaboraram Fernanda Ribas e Roelton Maciel)
Blumenau e Joinville planejam recuperação
Joinville e Blumenau aparecem entre as 10 cidades com a pior coleta de esgoto do país. Na maior cidade do Estado a cobertura atual da rede de esgoto é de 22,54% e a projeção da Companhia Águas de Joinville é de que esse índice praticamente dobre nos próximos anos. Até dezembro, a meta é elevar a rede para 32,1% das casas. Em 2015, a perspectiva é que o número chegue a 32,8%. Espera-se que, até o fim de 2017, a cobertura do esgoto em Joinville alcance 40,39% das moradias.
Continua depois da publicidade
Já a maior cidade do Vale do Itajaí tem atualmente 30% da rede de tratamento de esgoto instalada. Apesar de estar ainda longe da média do Brasil, de 41,3% em 2012, nos últimos quatro anos o salto foi de 25% de cobertura do serviço. Em 2010 o Consórcio Saneblu (Foz do Brasil S/A, Odebrecht Engenharia S/A e Engeform) venceu a licitação e recebeu a concessão do sistema de esgoto.
O Samae, que faz a gestão do contrato de concessão, explica que Blumenau teve um passivo ambiental muito grande e agora tenta recuperar esses anos que a cidade não investiu no saneamento básico.